
Jornalistas brasileiros e convidados internacionais estarão reunidos de 10 a 12 de outubro, em Porto Alegre, no 2º. Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. As conferências, painéis e oficinas terão lugar no complexo do Salão de Atos da UFRGS, junto à mais tradicional área verde da capital gaúcha, o Parque Farroupilha. “Aquecimento Global: Um Desafio para a Mídia”, é o tema do evento, organizado pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS e dirigido aos profissionais da imprensa, professores, pesquisadores e estudantes universitários.
Pouco tempo se passou desde o primeiro congresso, em Santos, em 2005. No entanto, os acontecimentos mundiais na área ambiental se precipitaram, tornando ainda mais aguardado e necessário este segundo encontro. Desde muito cedo, tem sido grande a procura por informações de interessados em participar.
Jornalistas
Virão a Porto Alegre, como conferencistas e palestrantes, renomados profissionais do jornalismo ambiental do Brasil e do mundo, representando a grande imprensa, a imprensa especializada, a imprensa alternativa, os produtores independentes e a universidade.
Eles vão compartilhar suas experiências, discutir a atuação, as responsabilidades, as perspectivas dos profissionais e meios de comunicação, diante da crise e perplexidade do planeta às reações da natureza a tanta agressão humana.
Cientistas
Também estarão presentes alguns dos maiores cientistas e especialistas em temas candentes como as mudanças climáticas, recursos hídricos e Amazônia. Será uma oportunidade de contato direto dos participantes com as principais fontes da área ambiental no Brasil.
ONGs
Serão representadas, ainda, ONGs e entidades ecológicas do país, apresentando sua visão e sua crítica à atuação dos meios de comunicação e seus profissionais, bem como sua análise dos impasses ambientais deste início de século.
Como já aconteceu no primeiro congresso, em Santos, este será um momento muito rico de intercâmbio e crescimento de todos que participarem.
Leia mais em:
www.cbja2007.com.br