Esta é última edição do ano do boletim da FENAJ. Depois de muita movimentação e conflitos no campo do jornalismo e da profissão nos últimos anos, em 2007 a agenda foi um pouco menos tumultuada. Para a FENAJ, o período foi marcado pela realização das eleições diretas para sua diretoria, que contou com a participação de duas chapas e de milhares de jornalistas que foram às urnas. Foi importante também, para a categoria e a sociedade, a conclusão do processo de revisão e atualização do código de ética dos jornalistas, que contou, inclusive, com um sistema inédito de consulta pública.
No aspecto institucional, o antigo projeto do FNDC, com apoio da FENAJ, de realizar uma conferência democrática para a comunicação finalmente caminha para sua consolidação. Da mesma forma, saudamos o nascimento da TV Brasil, ainda com críticas ao método de gestão e ao modelo de financiamento.Em 2008, o Brasil vai celebrar os 200 anos de imprensa. Vamos comemorar também os 70 anos da primeira regulamentação profissional dos jornalistas, os 100 anos de fundação da ABI e os 90 anos do primeiro congresso nacional da categoria.
É tarefa da Federação e dos 31 Sindicatos filiados incluir em todas as atividades, durante o próximo ano, o debate dos 200 anos de imprensa, sob a perspectiva dos trabalhadores - especialmente os jornalistas -, enfrentando e denunciando os baixos salários e as condições de trabalho, impulsionando a luta em defesa da formação específica e pela constituição de um Conselho Federal de Jornalistas e disputando as consciências na guerra pela democratização da comunicação no Brasil.A Direção da FENAJ deseja a todos e todas boas festas e um 2008 repleto de conquistas para os jornalistas e para todo povo brasileiro.
Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário