Pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revela que 23% dos brasileiros fumam. Em média, 14 cigarros por dia. Além de comprometer a saúde, o cigarro representa um alto custo no bolso.
A SBC disponibiliza em seu portal um cálculo onde o fumante consegue saber o quanto ele já gastou com o cigarro. Em poucos segundos, respondendo cinco perguntas, a pessoa contabiliza o quanto é gasto por mês, em um ano e o quanto ela desperdiçou com o cigarro ao longo da vida.
Um exemplo citado no site:
Vejamos o caso de uma pessoa que começou a fumar aos 11 anos, aproximadamente um maço por dia, que custa em torno de R$ 2,60.
Considerando que essa pessoa tenha hoje 21 anos, ela teve um gasto de R$ 9.360 por causa do cigarro.
No final o cigarro, além de prejudicar a saúde do usuário, causou uma despesa alta na vida dela.
Um comentário:
Jorge, é importante que tu publiques este tipo de comentário. Muita gente morre cedo porque é viciado na nicotina. Pior: muitos fumantes anônimos - aqueles que não fumam, mas recebem a fumaça dos fumantes - também podem estar na relação de mortes pulmonares e cardíacas provocadas pelo fumo. É bom termos blogs assim na internet porque os grandes veículos, dependentes da publicidade das empresas, deixam escapar este tipo de notícias. Vá em frente, amigo.
Maria Angélica
Postar um comentário