O jornalista e deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou nesta quarta-feira (8 de julho) a Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a necessidade do curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão. A PEC dos Jornalistas, como ficou conhecida no Brasil, recebeu número 386/2009 e foi entregue com 191 assinaturas.
Pimenta (foto de Fabrício Carbonel), que tem participado de manifestações e reuniões com jornalistas, professores e estudantes de Jornalismo, destacou a mobilização que vem ocorrendo em todo o país no sentido de reverter a decisão do STF, que no mês passado, derrubou a exigência do diploma por 8 votos a 1.
“Foi extremamente importante a rápida reação da sociedade, desaprovando o absurdo cometido pela Corte Suprema brasileira, e que abriu precedente para a desregulamentação de outras profissões. No caso do Jornalismo, essa atividade é mais do que a simples prestação de informação ou a emissão de uma opinião pessoal. Ela influencia na decisão dos receptores da informação, por isso não pode ser exercida por pessoas sem aptidão técnica e ética”, afirma Pimenta, em defesa da formação superior no curso de Jornalismo.
4 comentários:
Estou no ultimo semestre do curso de jornalismo da FIAFAAM em SP. Fiquei surpreendido pela decisão do maldito STF que nem sabe o que tá falando e fazendo. Decisão essa por RAIVA de jornalistas. Agora a raiva que eles sentem será pior pois qq um é jornalista. Um caso como ESCOLA BASE do CAMBUCI irá acontecer de ''montão'' e ngm será punido, somente as vitimas q terão danos. Será que o STF não pensa nisso não?? Kd a ética no jornalismo que não irá ter?????
Alberto Fouad.SP-SP-Morumbi
é cláusula pétrea. não vai colar. só vai servir pros Pimentas e afins levarem uma grana dos donos de faculdades privadas, q devem estar financiando os pseudo-jornalistas vagabundos do sindicato...
Sou um democrata e permito postagens contrárias à causa que defendo, mesmo que o autor agressivo e calunioso se proteja pelo anonimato.
O Paulo Pimenta só está tentando fazer caixinha pra eleição de 2010; de olho nos apoios ($) dos donos de faculdades privadas; nos votos dos estudantes desesperados que perderam o status de jornalista (agora é jornalista quem exerce a profissão, sem essa de picaretas com diploma ou não); e no apoio festivo dos pseudo-jornalistas pelegos dos sindicatos petistas...
Essa PEC não vai colar porque trata-se de Cláusula Pétrea da Constituição. O que o Pimenta vai acabar levando é uma Ação de Arguição de Preceito Constitucional, ou seja, vai acabar sendo processado por descumprir a Constituição e não respeitar decisão judicial transitada em julgado.
Postar um comentário