quinta-feira, 28 de junho de 2007

Denúncia: Yeda não paga dívida trabalhista

O caso da jornalista Lesia Aguiar não é o único, mas ilustra bem como a governadora Yeda Crusius trata o funcionalismo. A colega enviou uma mensagem desesperada, pedindo para denunciar mais este ato de desrespeito da chefe do Executivo gaúcho. Lesia explica que ex-governador Antônio Britto deu um reajuste ao funcionalismo há 12 anos e não pagou. Junto com centenas de outros colegas, Lesia entrou na Justiça e foi vitoriosa em 2005. Começaram a pagar em junho do mesmo ano, mas ficou a dívida dos anos anteriores. Para Lesia, são mais de R$ 100 mil.
A jornalista diz que está recebendo o reajuste há dois anos. Porém, agora em junho, a governadora mandou cancelar o pagamento, que já havia transitado em julgado há dois anos. Portanto, não pode mais ser alterado. A colega protesta:
- Seus assessores da Fazenda não concordam com o cálculo dos valores dos dez anos que o Governo ainda me deve, e iria pagar em carta precatória (ou seja, confissão de dívida). Se há erro no cálculo da dívida do período, com juros e correção, isto não a desobriga de me pagar o reajuste mensal normalmente, como a Fazenda vinha fazendo há dois anos. Como vou passar o mês de julho sem mais de R$ 1,5 mil (total do reajuste, incluindo o tempo de serviço, pois sou aposentada)?
A jornalista explica que seu advogado já recorreu, mas pergunta quem cobrirá o valor até haver regularização.
- Não sei o que fazer na sexta (29 de junho), quando receber o salário capenga e não puder pagar as contas. Me ajudem a denunciar - pede.

Lesia, tens o meu apoio para denunciar.