quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Eles pregam o extermínio de menores

A menina de cor branca, cabelos escorridos, trajando um surrado vestido de cor creme e aparentando nove anos de idade se aproxima de uma mesa de bar em uma concorrida rua da boemia de Porto Alegre. Oferece panos de pratos na primeira vez e não tem a oportunidade de tentar novamente. É literalmente corrida por um bando de marmanjos que se empanturram de cerveja, vinho e uísque. Ouve todo o tipo de palavrões e ainda tem a sorte de não ver proferida a sentença de um adepto do extermínio:
- Tem que matar ela e esse banco de vagabundos que infernizam a nossa zona - bradou, recebendo o apoio dos amigos beberrões.
Eu estava na mesma mesa, que freqüentei por longo tempo, e bati em retirada para nunca mais voltar. Não discuti as questões sociais que levam menores a trabalharem à noite e tampouco a atitude daquela "tropa de elite" cujo lema é matar para curar um "câncer" da sociedade. Tal como no filme que está em cartaz em todo o Brasil e cujo capitão Nascimento foi transformado em herói por uma elite igual a dos amigos que correram a menina.

Versão dos Jornalistas online já pode ser visitado



Já está no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul a versão online do jornal
Versão dos Jornalistas comemorativa aos 65 anos anos da entidade, completados no dia 22 de setembro. Em 16 páginas, a história da entidade e do jornalismo gaúcho é contada por alguns dos protagonistas de um período marcado por democracia, ditaduras, eleições e cerceamento à liberdade de expressão. Vale a pena relembrar a memória de um tempo em que circularam projetos de veículos ousados e independentes, e surgiram profissionais que marcariam época em jornais, na televisão e no rádio.

O endereço do site é:

www.jornalistas-rs.org.br


Aquecimento pode causar extinção em massa, diz estudo

Diariamente, nos deparamos com notícias sobre os estragos provocados pelo aquecimento global. Alguém dirá que estamos sempre batendo na mesma tecla, mas entendo é nossa obrigação multiplicar informações sobre uma situação que já nos prejudica e representará um mal maior para as futuras gerações. Vejam só esta informação colhida no site da BBC Brasil:

As temperaturas globais previstas para os próximos séculos podem desencadear uma extinção em massa, de acordo com estimativas de cientistas britânicos. Um estudo, publicado na revista científica Proceedings of The Royal Society, aponta que as temperaturas atuais estariam dentro da mesma faixa das registradas em outras fases quentes da história da Terra, em que até 95% das plantas e animais teriam morrido.

Os especialistas analisaram a relação entre clima e espécies ao longo de 520 milhões de anos e descobriram que houve uma maior biodiversidade durante os períodos mais frios do planeta.
"Esta pesquisa fornece a primeira clara evidência de que o clima global pode explicar variações dos registros fósseis de maneira simples e consistente", afirmou Peter Mayhew, da Universidade de York. "Se os nossos resultados se aplicarem ao aquecimento que ocorre atualmente, é possível que a extinções aumentem." A pesquisa comparou dados da biodiversidade marinha e terrestre com a temperatura da superfície da água do mar em diferentes períodos ao longo dos 520 milhões de anos.
Os estudiosos concluíram que quatro dos cinco episódios de extinção em massa ocorreram em fases quentes da Terra, em que o calor e a umidade eram predominantes. Em um desses episódios, relataram os cientistas, ocorrido há 251 milhões de anos, foi verificada a extinção de 95% das espécies. "Na pior das hipóteses, poderemos vivenciar o mesmo no próximo século, a algumas gerações a frente da nossa", disse Mayhew, que pretende agora investigar como as temperaturas os casos de extinção estão relacionados.