quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O Caso Veja - Luis Nassif

Importante para a democracia e para o Jornalismo lermos
estas colocações do colega Luis Nassif:

Avisos de Veja: http://www.projetobr.com.br/web/blog/5
Do último podcast de Diogo Mainardi (que acaba de me ser enviado por um leitor):
Clique aqui para ouvir. Ele me relaciona entre os jornalistas "quintacolunistas" e enfatiza por duas vezes a palavra "dinheiro vivo" para se referir às malas de dinheiro da Telecom Itália.
No final do podcast, manda um aviso:
"Da próxima vez, antes de reclamar de mim, lembre-se: teimo em falar sobre o caso Telecom Itália porque ele pode revelar não apenas o destino das malas sujas de dólares, como o jogo sujo de sua escolta de jornalistas".
Esse mesmo aviso aparece com destaque, na chamada do podcast, no portal da Veja.O Houaiss descreve assim a palavra chantagem:"pressão exercida sobre alguém para obter dinheiro ou favores mediante ameaças de revelação de fatos criminosos ou escandalosos (verídicos ou não)".
É importante prestarem atenção nesse aviso, porque comprova, de forma exemplar, o que tentarei demonstrar nos próximos capítulos sobre o jornalismo de Veja. O caso revista Veja - no sexto capítulo da série sobre a Veja, a maneira como, inicialmente, a revista investiu contra Daniel Dantas, denunciou suas manobras e acusou jornalistas de fazerem matérias encomendadas por ele. Clique aqui.
Os demais capítulos da série podem ser acessados a partir do primeiro:

Capítulo 1: Os Momentos de Catarse e a Mídia.

http://luis.nassif.googlepages.com/home

Capítulo 2: A mudança de comando naVeja

http://luis.nassif.googlepages.com/amudandecomando

Capítulo 3: A guerra das cervejas

http://luis.nassif.googlepages.com/casofemsa

Capítulo 4: O caso André Esteves

http://luis.nassif.googlepages.com/ocasoandreesteves

Capítulo 5: O caso COC

http://luis.nassif.googlepages.com/ocasococ

Capítulo 6: Os primeiros ataques a Dantas

http://luis.nassif.googlepages.com/primeirosataquesadantas

Pensando na vida...

A vida é pra ser vivida. Parece que esta frase diz o óbvio. No entanto, algumas pessoas passam pela vida e esquecem de viver a vida. Outras reclamam da vida, e não sabem usufruir a vida. E muitos, com o desejo de "aproveitar a vida", por falta de juízo e sabedoria, estão desperdiçando a vida.
A vida neste mundo não é vivida em um "mar de rosas". Viver não é simplesmente sonhar, é aproveitar cada minuto para vivenciar experiências sejam boas e agradáveis, ou amargas e dolorosas.
Não somos perfeitos. Assim sendo temos que encarar as nossas imperfeições e limitações. Mas sem esquecer de que no mundo teremos aflições, mas devemos ter ânimo. Precisamos entender que, nesta vida, é bem sucedido quem é capaz de aprender tanto com os acertos como também com os erros. Decepções, frustações e perdas sempre acontecerão.
Lembremo-nos de que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança. Não podemos esquecer de que nos terrenos sinuosos da existência é que a lucidez e a maturidade emocional são testadas. Todos temos fragilidades. Só não as enxerga quem é incapaz de viajar para dentro de si mesmo.
Na escola da vida, o "aluno nota 10" não é aquele que proclama a sua perfeição, mas o que reconhece suas limitações. O melhor aprendiz não é aquele que proclama a sua força, mas o que exercita o seu autodomínio e educa a sua sensibilidade. Não é aprovado o aluno que simplesmente acumula conhecimentos profundos e variados, mas o que sabe utilizar com sabedoria os conhecimentos adquiridos.

Novo dia, novo sonho


Raios de sol,
luz da manhã
Janelas abertas,
flores se abrindo...
Caminho entre as rosas.
E delas recebo o perfume.
Aqui tudo é belo, existe amor...
A esperança de um novo dia
A busca de novo Sonho...
Na distância, encontro alguém.
E tudo recomeça...
Deixo a tristeza e encontro a alegria
É uma nova magia...
Aquele abraço, aquele beijo, o desejo...
Caminhamos lentamente, nos envolvemos rapidamente.
Nas doces palavras, a certeza,
Na busca, a conquista
No grito, a alegria
Nos sonhos, nada mais é fantasia...
Realidade vivida
Esperança nunca perdida...

(N.T.Genova)