quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aposentados: acordo é uma falácia

O dito acordo entre o governo federal, as centrais sindicais e as entidades dos aposentados é uma falácia. Troca-se seis por meia dúzia. Quem ganha mais de um salário mínimo, terá aumento real, mas não recomposição de perdas anteriores.
O pior é a questão do fator previdenciário, que deixará de existir. Mas, em seu lugar, entra a tal fórmula 85/95, que é pior ou igual ao fator. Ou seja, a partir do acordo e da votação no Congresso, só se aposenta com o valor integral a mulher que chegar a 85 na soma entre o tempo de serviço e a idade. Para o homens, este equação chega a 95. Ou seja, quem começou a trabalhar cedo - caso da população mais pobre - terá que labutar muito mais para equilibrar o novo ganho ao salário que tinha quando estava na ativa.
Pura enrolação, que os aposentados estão aceitando porque haverá uma pequena reposição no reajuste anual.

As baleias de Garopaba


O jornalista e amigo Sérgio Saraiva é um privilegiado. Morador de Garopaba, não perde a chance de fotografar o espetáculo proporcionado pela baleias francas nesta época do ano. Nos belos flagrantes exibidos nesta postagem, a mãe emerge da água seguida do filhote na praia do Siriú. Saraiva postou as imagens em seu blog e no Orkut, para deleite de amigos. E recebeu a seguinte mensagem de Karina Grogh, maior autoridade em baleia franca no Brasil:

"Lindo momento... Natural, do ponto de vista das baleias, mas sem dúvida impressionante aos nossos olhos!!! Nestes meus 13 anos de dedicação às francas foram poucas as oportunidades que tive de testemunhar momentos como esse, e nunca consegui fotografar! Sua foto, para SC, é inédita! São momentos raros e de certa forma íntimos como esse, que temos o privilégio de observar nesse período tão importante que as francas passam aqui na nossa costa, e que temos trabalhado para garantir que sejam para sempre!!"