sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gado 0 x 1 Amazônia

O Greenpeace lançou recentemente o Relatório "A Farra do Boi na Amazônia", expondo como a pecuária vem destruindo a Amazônia. Foi um trabalho que levou anos para ser preparado e enfrentou resistências. Mas valeu a pena! De acordo com o Greenpeace, desde então boas notícias não param de chegar. Empresas como o Pão de Açúcar, a Walmart e o Carrefour - em nota também assinada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) -, anunciaram a suspensão de compras de produtos bovinos vindos da Amazônia.
O Banco Mundial cancelou um empréstimo concedido ao frigorífico Bertin, um dos maiores do Brasil. Marcas como a Nike e Geox também anunciaram que não querem comprar couro que venha do desmatamento. O frigorífico Marfrig, considerado o quarto maior do mundo, assumiu o compromisso de não comprar mais animais de áreas desmatadas a partir de agora.
Pelo que acompanho - sou colaborarador do Greenpeace -, vale a pena pesquisar, rastrear e denunciar com responsabilidade. É óbvio que a pressão é grande e a entidade continuará monitorando para que os compromissos não fiquem apenas no papel. O que o Greenpecae fez até agora só foi possível graças ao apoio e a contribuição de milhares pessoas que também se importam com o futuro da floresta. A entidade não aceita dinheiro de empresas,de partidos politicos ou de governos. Assim, mantém a sua independência.
Quem ler esta postagem e tem o mesmo pensamento, junte-se ao Greenpeace. Eu não me arrependo de ser associado da organização. A Amazônia e o planeta agradecem.