sábado, 3 de outubro de 2009

Jornalistas apontam bancada do PT como a de maior prestígio

A bancada de deputados federais do PT na Câmara voltou a mostrar prestígio. Eleição realizada pelo site Congresso em Foco entre os 176 jornalistas de 49 veículos de comunicação que fazem a cobertura do noticiário no Legislativo revelou que os petistas são os parlamentares mais bem avaliados pelos repórteres e colunistas.
"Considerando o total de votos computados, o PT emerge da pesquisa como a legenda com a atuação parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional", afirma o site.
A eleição mostrou que 26,8 % dos parlamentares da bancada petista na Câmara estão com excelente avaliação. Foram 164 votos dados aos deputados do PT. Os senadores petistas também foram bem avaliados e obtiveram 17,8% dos votos dos jornalistas. Os jornalistas, no levantamento, poderiam votar em mais de um parlamentar.
"A esquerda e a centro-esquerda tiveram 67 (34,71%) de seus 193 congressistas citados pelos jornalistas; os partidos conservadores - de direita ou centro-direita - receberam citações para 28 (13,79%) de seus 203 representantes no Congresso citados; e os partidos de centro tiveram 48 (25,94%) dos 185 nomes no Parlamento citados", diz o site. Com base na lista escolhida pelos jornalistas, os internautas poderão votar nos parlamentares de sua preferência. Participe da votação pela internet no site congressoemfoco.com.br.
Segunda maior bancada da Câmara, com 79 deputados, atrás apenas do PMDB, o PT também foi considerado pelo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) a bancada com maior prestígio no Congresso, com 19 parlamentares escolhidos.

A conquista do Rio vista pelos jornais estrangeiros




E não precisa dizer nada. As reproduções dos jornais de fora falam por si...

Jornalismo: a arte de renovar as novidades

Minha memória não é curta. Vai longe. Lembro, por exemplo, da primeira e subsequentes matérias que fiz sobre o galope do cavalo em direção aos grandes centros urbanos. Faz mais de uma década. Trabalhando na editoria de Campo & Lavoura do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, tratei do assunto em função do fascínio exercido pelo cavalo Crioulo no Rio Grande do Sul e em outros rincões deste Brasil. Boa parte dos animais estava saindo das estâncias do interior para ingressar em pequenos sítios pertencentes a profissionais liberais (médicos, advogados e engenheiros, entre outros) nas regiões metropolitanas das capitais. Até hotéis foram montados para receber os animais de quem ainda não tinha um pedaço de terra. Os leilões, realizados quase que semanalmente, transformaram-se em grande termômetro desta realidade.
Colegas de ZH e do Canal Rural também fizeram matérias semelhantes ao longo dos últimos anos. Recordo este fato ao receber newsletter de revista de circulação nacional, anunciando a capa da edição que está chegando às bancas. "Cavalo vira bom negócio" é a chamada de capa, e o texto das notícias em destaque diz o seguinte:

Mercado a galope
O cavalo está virando febre no Brasil. Saem das pistas os animais de vitrine e entram aqueles que deixam o suor na lida com o gado e em competições, atraindo a classe média urbana.

Novidade? Para mim e para colegas de ZH e do Canal Rural, não. Para os leitores e telespectadores destes - milhares - também não. O cavalo já era negócio antes da virada do século. Muitas vezes, o jornalismo funciona assim, sem que haja consulta ao leitor. Carentes de pautas diferenciadas, algumas redações renovam as novidades. No jargão jornalístico, requentam. A memória e a pesquisa vão para a lata do lixo. Ou, em uma linguagem mais atual, são deletadas...

Rio de...Outubro *


* No dia 2 de outubro de 2009, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que o Rio será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Gracias a la vida, Mercedes. Torcemos por ti



Vamos torcer por Mercedes Sosa. A saúde da divina cantora argentina de 74 anos está muito ruim. Só um milagre poderá salvá-la, avisou um sacerdote que a visitou para lhe ministrar a extrema unção no hospital de Buenos Aires onde ela está internada.
Mercedes é uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Eu a conheci pessoalmente, fui a shows dela, tenho discos em vinil e CDs dela. É uma deusa.
Ela foi internada semanas atrás depois de sofrer uma complicação renal, mas seu estado piorou nos últimos dias por causa de uma falha cardiorespiratória.
Foto: AFP