domingo, 8 de julho de 2012

Apenas um filme meia-boca

"Apenas uma noite". Postei esta frase no início da tarde, mas ninguém ligou para ela. Parecia premonição. Trata-se do nome de um filme francês/americano que fui ver no Guion. É apenas regular e tenta mexer com a relação de um casal jovem que, aparentemente, vive bem. A fórmula é conhecida. Ele viaja e se envolve com uma colega de trabalho. Ela reencontra um ex-namorado e quase volta. A tríade amor, fidelidade e traição não me convenceu. E, provando que não existe regra fixa, o Guion também exibe filmes meia-boca. Alguém pode ter gostado. Eu não.

Minha proposta

Tenho uma proposta.
Sinta o que escrevo,
respire cada palavra,
ouça cada letra.
Uma a uma,
outra após outra.
Agora, una-as.
Não é belo tê-las?

Andando

Serás capaz de esperar quando ando devagar?
Serás capaz de correr quando apresso o passo?
Serás capaz de andar lado a lado comigo?
Sim, submeta a mim as mesmas interrogações.
Então, saberemos se podemos andar juntos
.

Meus cobertores de lã de ovelha

Muitos anos se passam daquele dia em que vislumbrei, na beira da estrada, varais com enormes peças de cor bege. Pedi ao motorista que parasse e fomos ver a novidade. Eram cobertores feitos com lã de ovelha e, segundo o dono, esquentavam mesmo. Achei caro, pechinchei e terminei comprando dois.
Hoje, dia de frio intenso, eles me aquecem tanto quanto pesam. Isso sim é investimento. Não têm o cheiro forte. Mas trazem lembranças de longos anos de reportagem por este Rio Grande. Com frio, chuva ou sol, fazíamos brotar matérias de variados rincões. Pena que esta prática foi abandonada.

Fórlan chega e assiste ao Inter vencer sem esquema de jogo

Forlán chegou sob o olhar de uma multidão de eufóricos colorados e concedeu entrevista no hotel. De lá, foi ao Beira-Rio deformado (só as arquibancadas superiores). Viu o Inter fazer dois gols pelos olímpicos Oscar e Damião e jogar no contra-ataque em casa. Levou um gol do Cruzeiro e o técnico foi vaiado e chamado de burro ao fazer substituições. O novo jogador colorado não falou mal, mas o torcedor sim. Afinal, o Inter carece de esquema de jogo e isso é tarefa do treinador. Nem sempre as individualidades resolvem.
O técnico Ênio Andrade, tricampeão brasileiro com o Inter em 1979, dizia que o mais importante era ter esquema de jogo. Depois, as peças se encaixam. Era um estrategista. Hoje, o Dorival reclama que não pode adotar um esquema porque os jogadores se ausentam por lesões, expulsões e convocações. Desculpa esfarrapada.

As idades do amor

Fui ver "As idades do amor', comédia italiana de Giocanni Veronesi. Amigos me indicaram e gostei muito. Me identifiquei com as três idades. Direção e boas interpretações, além do cenário belíssimo. Destaques para o setentão Robert de Niro e a quarentona e linda Mônica Bellucci. Vale o ingresso, assim como é a maioria dos filmes do Guion.