domingo, 1 de junho de 2008

Sai Abel. Quem vem?

No sábado à noite, no Beira-Rio, já sentíamos que o mobilizador Abel não ficaria mais no Internacional. Mais uma vez ele inventou - já relatei em tópico anterior - e sua saída era questão de horas. O domingo confirmou isso. Só os repórteres menos experientes engolem esta história de que uma proposta "milionária" das Arábias tiraram Abelão do Inter. Na verdade, a saída já estava acertada e só faltava uma justificativa. Ou seja, a proposta inicial, feita pelos árabes, já estava aceita.
Agora, a grande meta da direção colorada é encontrar o treinador. Pelo que ouvi e li durante o dia, ela está no caminho certo. Não pretende apostar. Por isso, está tentando ganhar tempo, esperando por um técnico que já conheça o time e alcance os resultados no curto prazo. Nesta relação, se impõe o nome de Muricy, desgastado no São Paulo. Ético, ele só sai se for demitido. Até quando a direção irá esperar? No segundo plano, estão Autuori, Cuca e Leão. Todos com ressalvas. Fala-se, ainda, em Tite e Bonamigo. Prefiro Muricy, que conhece o Inter, seus jogadores e os caminhos para seguir bem numa campanha de pontos corridos. Ganhou os dois últimos brasileiros. Esperemos!!!

Para onde vais, Inter?

Por mais colorado que eu seja e apesar de todo o meu apoio, é impossível não mostrar preocupação com o destino do Internacional este ano. O empate com o Sport Recife na fria noite de sábado, no Beira-Rio, mostrou que não temos time, não há esquema tática e estamos órfãos de treinador. Na verdade, temos bons jogadores, muitos deles com dedicação contagiante. Só isso não ganha jogo.
Defendo a saída do treinador Abel, que já não tem motivação e tampouco consegue organizar um time. Exemplos de ontem: colocou um atacante (Adriano) na ala direita, e tirou Nilmar, o melhor do time no jogo, para que entrasse Iarley. Da forma como o time jogou, a imagem que não sai da minha memória são as duas defesas (espetaculares) do goleiro Renan no pênalti. Não fosse ele, teríamos amargado mais uma derrota.
Mudança, urgente!

Magia dentro e fora do Museu Iberê Camargo





Porto Alegre recebeu na sexta-feira - 30 de maio - uma bela obra de arte: a sede da Fundação Iberê Camargo, um prédio de cimento branco desenhado pelo português Álvaro Siza. No sábado, visitei o chamado "bunker", onde realiza-se a exposição Moderno no Limite, com 80 trabalhos de Iberê. Mas o belo não está apenas nos quadros do artista. Das janelas espalhadas por amplos corredores, pequenas e grandes, é possível ver que o prédio localiza-se entre o verde (nos fundos) e o Lago Guaíba (na frente). Um cenário maravilhoso, dentro e fora do museu. Por exemplo, é possível admirar de seus cinco andares alguns patrimônios de Porto Alegre, como o Beira-Rio - estádio do Internacional - e a Usina do Gasômetro, além do centro da cidade. Quem gosta de arte e da natureza deve colocar na sua agenda uma visita à obra, que levou cinco anos para ser concluída e custou R$ 40 milhões. Importante: é possível firmar uma bem sucedida parceria entre governos e empresas privadas.
O prédio tem salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.


Onde:
Avenida Padre Cacique, 2000 - Porto Alegre
Exposição: Terças a sextas das 10h às 19h, fins de semana e feriados das 11h às 19h
Informações: Telefone (51) 3247-8000 ou site www.iberecamargo.org.br