domingo, 13 de fevereiro de 2011

Preenchido com seu próprio ser - Osho

Apenas sente-se debaixo de uma árvore. A brisa está soprando e as folhas da árvore estão farfalhando. O vento lhe toca, se move ao seu redor, e passa. Mas não o deixe somente passar por você; deixe-o mover-se para dentro de você e passar através de você.

Basta fechar seus olhos, e enquanto o vento estiver passando através da árvore provocando um farfalhar das folhas, sinta que você também é como uma árvore, aberto, e o vento está soprando através de você – não pelo seu lado, mas direto através de você.

O farfalhar da árvore penetrará em você, e você sentirá que o ar está passando por cada poro de seu corpo. Está realmente passando através de você. Isso não é só imaginação, é um fato – você esqueceu.

Você não está só respirando pelo nariz, você está respirando através do corpo todo – por cada poro dele, por milhões de poros.Se lhe for permitido respirar através do nariz, mas todos os poros de seu corpo estiverem fechados, você irá morrer dentro de três horas. Você não pode ficar vivo respirando somente pelo nariz.

Cada célula de seu corpo é um organismo vivo, e cada célula está respirando. O ar está realmente passando através de você, mas você perdeu o contato. Portanto, sente-se sob uma árvore e sinta.

No princípio irá parecer imaginação, mas logo se tornará uma realidade. É uma realidade – que o ar está passando através de você. Então se sente sob o sol nascente, e não somente sinta que os raios do sol estão lhe tocando, mas que eles estão penetrando em você e passando através de você, assim você fica vulnerável, você começa a sentir-se aberto.

O ego é a barreira. Quando você sente que você é, você é tanto que nada pode lhe penetrar. Você está preenchido com seu próprio ser. Quando você não é, então tudo pode passar através de você. Você se tornou tão vasto que mesmo o divino pode passar através de você.

Toda a existência agora está pronta para passar através de você, porque você está preparado. Assim toda a arte da religião é como não ser, como se dissolver, como se render, como se tornar um espaço aberto.


Osho. em "The Book of Secrets"
Fonte: Osho.com

Nas ruas, como nos velhos tempos

Os recentes acontecimentos mundiais, que  envolvem, em distintas áreas do planeta, grandes  manifestações populares de insatisfação com governos  discricionários e, em alguns casos, a própria  derrubada desses governos , nos convida a uma reflexão saudosista.

* Rodolpho Motta Lima, advogado formado pela UFRJ-RJ (antiga Universidade de Brasil) e professor de Língua Portuguesa do Rio de Janeiro - publico no site Direto da Redação

A saudade, no caso, conduz-nos  aos anos 60, 70, 80, onde, no Brasil e no mundo - aqui, antes e depois do golpe militar -  o comprometimento social das pessoas se  expressava  através de mobilizações de massa, na luta por direitos então considerados  não atendidos, suprimidos ou em vias de supressão. A indignação marcava nas ruas sua presença  – muito mais que hoje - em passeatas que, reprimidas ou não, simbolizavam a inconformada  voz do povo. Essa época imortalizou um grito de afirmação da soberania popular: “O povo unido jamais será vencido !”  
As manifestações no Oriente Médio contrastam  com uma certa passividade que atualmente  a sociedade ocidental deixa manifesta, diante de fatos que deveriam provocar  imediata mobilização,  em cenários que apresentam  diferentes graus de relevância, mas que, em última análise, revelam o primado da inação.
Houve reações na Itália aos desmandos de Berlusconi, mas espera-se mais do  povo italiano  diante  dos destemperos, da derrocada moral  e do verdadeiro escárnio de um presidente que parece pairar acima daqueles  que pretensamente  representa e que, ironicamente, ameaça pôr, ele sim,  os seus partidários na rua para defender suas posturas reprováveis.
Comunidades nacionais inteiras, mundo afora,  estão a conhecer,  sem reação considerável , as declaração do ex-Primeiro  Ministro britânico Tony Blair, reconhecendo o “equívoco” da análise da existência de armas atômicas no Iraque, e, indiretamente, admitindo uma certa  manipulação deliberada da opinião pública em ação que redundou em dezenas de milhares  de mortes naquele país. 
E o americano médio, que assistiu,  sem  questionar ,  a um filme como “ Sicko”,   de Michael Moore (de denúncia aberta dos males cometidos contra a saúde do povo em nome da  ganância), aceita, igualmente sem grandes reações,  os posicionamentos de rejeição ao plano do Obama que procura contrapor-se a essa perversa engrenagem.   
O tempo que vivemos vem sendo mesmo, predominantemente, o tempo da inércia, da acomodação, do conformismo, da falta de comprometimento. Penso que essa postura tem a ver  com a ideologia neoliberal que coisifica as pessoas, e  é incentivada por estímulos ao hedonismo, ao consumismo, ao individualismo enfim, que faz com que os indivíduos, em  geral, não se identifiquem com os problemas alheios e, paradoxalmente, não enxerguem  sequer o mal que se faz a eles próprios. 
A mídia,  vinculada à manutenção das desigualdades por representar os economicamente poderosos,  sabe como inocular nos cidadãos comuns  o  vírus da alienação. Em nosso país, temos todo um falso aparato de informação para não informar (ou desinformar)  e suportamos  as vulgaridades televisivas de cada dia, materializadas nas novelas e mais novelas de baixíssimo valor dramatúrgico desvinculadas dos grandes problemas do povo, nos programas humorísticos que beiram o escatológico, nas fazendas e big brothers que  nada trazem de bom para a construção de uma sociedade sadia.
No Brasil, se é verdade que o ambiente  democrático que exercitamos  não  apresenta  problemas da magnitude dos que antes mencionamos, nem por isso faltam ao nosso povo razões de indignação.  Temos, por exemplo, na ordem do dia, o caso dos governadores que pleiteiam vergonhosas pensões arrancadas da contribuição de quem  uma vez imaginou estar representado por eles.  O Mair Pena Neto trouxe o tema  para o  DR.  Lembro-me, a propósito,  de um  "Projeto de Constituição”, atribuído a Capistrano de Abreu,  que sugeria uma Carta Magna com um único artigo (“Todo brasileiro deve ter vergonha na cara”) e um parágrafo único (“Revogam-se as disposições em contrário"). 
Mas é mesmo difícil  esperar isso dos governados com governantes tão destituídos de vergonha. 
Estamos perdendo a capacidade de mobilização nas ruas, talvez  porque as pessoas estejam cada vez mais compelidas ao isolamento individualista, em detrimento da solidariedade do coletivo. Cito  esse  episódio dos governadores ( que tende a cair no esquecimento),   como emblemático de muitos outros, sem preocupações partidárias, mas ideológicas,  até porque há, no caso desse assalto ao dinheiro público acobertado por legislação imoral,  envolvimento de políticos dos mais diversos partidos.   
O povo brasileiro ressente-se, nos dias de hoje,  de participação.  Não pode assistir, inerte, a ocorrências desse tipo.  Pode e deve reagir, valendo-se de organizações não governamentais, de órgãos de classe e de mídia eletrônica,  com ou sem o apoio dos organismos  midiáticos tradicionais (que só “provocam” a reação popular quando lhes convém). O povo, sempre que ofendido em seus direitos,  deve exercer o seu soberano poder e (por que não?) ir para as ruas, como nos velhos tempos... 

 


 

 

 

Voe, meu filho


Como é bom ver um filhote seguir seu rumo. Na foto acima, o Marco (à direita) e seus colegas embarcam no Aeroporto Salgado Filho para Vancouver (Canadá) no dia 05 de fevereiro. A saudade é grande, mas a certeza de que um belo voo na vida dele compensa tudo. Nas demais imagens, as famílias e amigos estão reunidos.