quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sindicato dos Jornalistas e Fenaj repudiam agressão a repórter fotográfico

 O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentam e repudiam com veemência as agressões sofridas pelo repórter fotográfico Jean Schwarz, do jornal Zero Hora, durante a cobertura da assembleia dos trabalhadores rodoviários, que terminou em pancadaria na noite desta terça-feira, 22. O profissional foi agredido com chutes e socos por pelo menos quatro envolvidos no tumulto. Em face disso, registrou boletim de ocorrência no Palácio de Polícia e passou por exame de lesão corporal.
O SINDJORS e a Fenaj entendem que esse tipo de ocorrência fere a todos os profissionais em exercício no Rio Grande do Sul e no Brasil, pois tem o objetivo de cercear a liberdade de informar. Para as entidades, as discordâncias devem ser resolvidas por meio do diálogo e não por agressão física a terceiros, como a sofrida pelo jornalista Jean Schwarz. A direção do Sindicato dos Jornalistas entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e cobrou a identificação dos responsáveis pelo ato de covardia.
Com base nas imagens feitas e reproduzidas pelos veículos do Grupo RBS, o Sindicato dos Jornalistas vai encaminhar denúncia dos agressores ao Disque Denúncia da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que organiza um grupo de trabalho para avaliação de agressões aos profissionais de Imprensa. A Direção cobra ainda dos órgãos policiais e judiciais a apuração imediata do caso, a identificação e a punição dos envolvidos nas agressões.

Balanço

No balanço, eu canso de contar moedas.
De pensar nos lucros e nas perdas.
Melhor era aquele da praça na infância.
Cansava quem muito nos embalava.
E nunca, jamais, reclamava.

Luz

Naquela rua luz falta.
Leva teu brilho até lá.
Alguns podes iluminar.
A penumbra ficará
com muitos outros.
Mas valerá a pena.