quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lula é o político ibero-americano com maior aceitação popular, diz pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o político ibero-americano com maior aceitação popular, com 74% de aprovação, seguido pelo colombiano Álvaro Uribe e pelo salvadorenho Mauricio Funes, ambos com 71%, segundo o Iberobarómetro 2010. O Consórcio Ibero-americano de Pesquisa de Mercados e Consultoria (CIMO, na sigla em inglês) apresentou hoje os resultados de uma pesquisa anual sobre a popularidade dos presidentes na região.
O analista político e professor Eduardo Gamarra explicou que atrás dos três presidentes citados está o dos Estados Unidos, Barack Obama, com 67% de aprovação, o chileno Sebastian Piñera e o panamenho Ricardo Martinelli, com 63% cada. A enquete sobre a aceitação popular de Obama foi feita entre os hispânicos que vivem nos Estados Unidos. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é aprovado por 57% da população, o que, segundo Gamarra, é um fato surpreendente, já que "é um líder muito impopular na região".
Já o presidente boliviano, Evo Morales, conta com a aprovação de 56% da população, enquanto o mexicano Felipe Calderón tem 50% e o equatoriano Rafael Correa, 46%. A argentina Cristina Fernández de Kirchner e presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, registram um apoio popular de 29% e 26%, respectivamente, ocupando quase os últimos lugares na lista de 23 líderes. Mais de 60% dos presidentes são vistos positivamente em seus países e mal foram deles, segundo Gamarra.
"Presidentes como Hugo Chávez, Daniel Ortega, os irmãos Castro ou Evo Morales são percebidos de forma muito negativa na região", acrescentou. Outros como Obama (62,3%), o rei Juan Carlos da Espanha (56,6%), Lula (54,2%) ou a ex-presidente chilena Michelle Bachelet (56,4%) têm uma boa imagem.O Iberobarómetro 2010 foi realizado em abril com cerca de 12 mil pessoas em 22 países, incluindo Espanha e Portugal.

Fonte: Agência EFE

A Copa do Mundo e a fabricação de comentaristas

O ponta inicial para a Copa do Mundo na África será dado na sexta-feira, mas já é possível descobrir algumas singularidades na cobertura deste grande evento. Além dos milhares de jornalistas que entrevistarão jogadores e técnicos nos quatro cantos do país africano, foram escalados por jornais, revistas, televisões, rádios e sites jogadores que ficaram fora do evento (Beckham, da Ingaterra, por exemplo), ex-atletas (Zetti) e treinadores da ativa (Mano Menezes). Além dos que já atuavam. Todo mundo arranja uma boquinha de comentarista para participar da Copa mais exótica e certamente a mais bonita e alegre já realizada. Isso sem falar em modelos, humoristas, etc... 
A porta está escancarada! Só gostaria de conhecer o ganho destes "profissionais" durante três semanas. Certamente é bem mais do que recebem aqueles que dão duro diariamente na cobertura de treinos, jogos e todo o universo que gira em torno do maior evento futebolístico do mundo.

Oito pequenas mudanças que revolucionam a dieta

Você mal sente a diferença, mas seu corpo reage eliminando vários quilos

1. O que fazer: comece as refeições pela salada
Quando: no almoço ou jantar
Por que fazer: consumir alimentos com maior volume, ricos em água, fibras e com baixas calorias aumenta a saciedade e diminui a quantidade de alimentos ingeridos posteriormente. Por isso, aposte em um prato farto de verduras e legumes cozidos no início das refeições principais.
2. O que fazer: coma primeiro frutas
8 pequenas mudanças que revolucionam a dietaQuando: no café da manhã
Por que fazer: pular o café da manhã nem pensar. Comece o dia consumindo frutas, elas são ricas em fibras, água, vitaminas e minerais. Assim, você prepara o seu corpo para enfrentar as primeiras rotinas do dia com disposição, aumentando a sua concentração e rendimento no trabalho e estudo.
3. O que fazer: beba muita água
Quando: durante o dia
Por que fazer: a ingestão de água é necessária para que sejam eliminadas as substâncias tóxicas do organismo através da urina, para manter o volume sanguíneo, para evitar uma alta concentração de sais no corpo, além de repor o líquido perdido através do suor e urina. Devemos consumir cerca de 8 copos ou 2 litros de água por dia. Mas isso depende da sua alimentação ? quanto maior a ingestão de alimentos ricos em água, menor a necessidade de ingerir a bebida. Se você pratica atividade física, a necessidade aumenta. E, no calor, mais água deve ser consumida para repor o que foi perdido com o suor.
4. O que fazer: faça pequenos lanches
Quando: entre as refeições principais
Por que fazer: para manter o corpo em forma e o metabolismo acelerado, nada de ficar sem comer por longas horas. Tenha sempre por perto alimentos saudáveis e que valem por um pequeno lanche no meio da manhã e da tarde. Iogurtes com baixo teor de gordura, biscoito integral, barrinha de cereais e fruta são boas opções para aplacar a fome e ainda por cima manter a boa forma.
5. O que fazer: use um multivitamínico
Quando: uma vez ao dia
Por que fazer: o uso de multivitamínico ajuda a atingir a quantidade adequada de vitaminas em uma alimentação deficiente. Entretanto, pessoas que são preocupadas com a alimentação e optam por alimentos saudáveis também podem não conseguir atingir a quantidade ideal. Por isso, o uso de multivitamínico é válido. Além disso, já se sabe do poder das vitaminas na prevenção de doenças como as cardiovasculares, câncer e osteoporose.
6. O que fazer: reduza apenas 100 calorias
Quando: durante o dia
Por que fazer: a redução de apenas 100 calorias por dia da sua necessidade calórica para manter o peso pode levar a uma redução de 5 quilos por ano. Isso pode parecer pouco, mas considerando que o ganho de peso é gradativo, a longo prazo essa diminuição terá grande impacto no peso e na saúde. Isso também mostra que não é necessária uma alimentação altamente restrita para atingir o peso desejado, levando a uma manutenção efetiva do peso atingido.
7. O que fazer: consuma carboidratos
Quando: antes dos exercícios
Por que fazer: quem faz exercícios em jejum comete um erro grave, gastando um tecido nobre do corpo, os músculos. Se não há açúcar disponível, o organismo irá utilizar proteína muscular para obter energia. Para evitar esse dano, ingira uma hora antes da atividade um alimento rico em carboidratos como pão, biscoitos e frutas.
8. O que fazer: consuma carboidratos e proteínas
Quando: depois da atividade física
Por que fazer: logo após a prática de exercício é importante repor a glicose e oferecer proteínas ao organismo para a construção de músculos. Arroz, batata, pão, macarrão, legumes, frutas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos. Já, as proteínas estão presentes nas carnes, leguminosas (feijão, grão de bico, soja), leite e derivados dele.

Fonte: Minha Dieta