quinta-feira, 3 de março de 2011

Editora Abril demite 32 jornalistas e extingue redações da Aventuras na História e Vida Simples

Nesta terça-feira (1º/3), 32 jornalistas foram demitidos da Editora Abril. Com isso, as redações das revistas Aventuras na História e Vida Simples devem ser extintas e a empresa ainda não decidiu o que fará com os títulos. De acordo com apuração do Portal IMPRENSA, nem todos os demitidos são da revista Aventuras. Foram registradas dispensas na Capricho e na Cláudia
Em depoimento à reportagem, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), Guto Camargo, afirmou que a Abril justificou as demissões dizendo que as revistas citadas não eram mais interessantes financeiramente. 
Na opinião do dirigente, mesmo que as revistas não fossem sustentáveis, as demissões são injustificadas, uma vez que o Grupo Abril registra lucros e algumas de suas publicações carecem de profissionais. "Eles [os 32 demitidos] poderiam ser facilmente realocados", disse Camargo.
 
Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA 
 

Parceria entre Sindicato e Esade dá desconto a jornalistas associados

A Esade e ColetivaEAC vão realizar o curso MBA em Jornalismo Empresarial, de 15 de abril de 2011 a 8 de dezembro de 2012, em Porto Alegre. O investimento é de uma mais 25 parcelas de R$ 502,70, sendo que associados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, quites com a Tesouraria, têm dsconto de 10% sobre o valor, assim como ex-alunos da Coletiva EAC, da ESADE e entidades conveniadas. Há ainda um desconto progressivo pela antecipação de matrícula. Informações e inscrições estão disponíveis pelo site www.esade.com.br.
Entre as disciplinas oferecidas ao longo do curso, estão 'Ambiente de Negócios', 'Jornalismo e redes digitais', 'Opinião Pública', 'Marketing', 'Jornalismo e Sustentabilidade' e 'Estratégias Empresariais'. O corpo docente é formado por André Arnt, Marcelo Morem Braga, Antonio Hohlfeldt, Luiz Antônio Farias Duarte, Lisete Ghiggi, Carlos Artur dos Santos Lencini, Louise Costa Lage, Mônica Elisa Dias Pons, Andrew Finger, Cláudia de Salles Stadtlober e Militão Ricardo. As aulas acontecem às sextas de noite e sábados de manhã e tarde, quinzenalmente.

Curso online ensina a diagramar jornais e revistas

O site Cursos Educar está oferecendo um curso via Internet sobre diagramação de jornais e revistas, a partir dos principais fundamentos e técnicas de editoração digital. No conteúdo programático estão os diferentes formatos de publicação, conceitos de tipografia, Adobe InDesign, projeto gráfico, linha editorial, fechamento de arquivo e impressão. Ao custo de R$ 100, as aulas têm início imediato, com duração de um mês. Para informações, o telefone é 79-3215-7909, e o site é http://www.cursoseducar.com.br.

Cabeça erguida

Alguém vira as costas para mim. 
Vou abaixar a cabeça? 
Não, a manterei altiva, assim como firme permanecerá o meu olhar...