quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Internacional: um ano da conquista da América
















Parece que foi ontem. Passei o dia 16 de agosto de 2006 tenso, angustiado. A noite em que o meu Internacional poderia tornar-se campeão de América pela primeira vez não chegava. Driblei a emoção, liguei para amigos, relembrei que tinha participado das maiores conquistas do colorado até então. Estive no primeiro campeonato nacional em 1975, voltei para o bi em 1976 e repeti a dose do tri invicto em 1979. E também estava nas arquibancadas do Beira-Rio quando o Inter conquistou a Copa do Brasil em 1992. Portanto, estava calejado, tinha estrada...
Mas estava nervoso. E assim fui em procissão com a massa rubra até o nosso estádio, de onde só saí depois de festejar muito o título inédito As fotos de divulgação do site do Inter mostram como foi a festa. Já era madrugada do dia 17 de agosto, mas ninguém se importou. Fui encontrando amigos, telefonei para meu filho Marco - que estava na festa da Goethe - e nem lembro da hora em que fui adormecer feliz com a glória alcançada. Obrigado Clemer, Ceará, Bolívar, Fabiano Eller, Índio, Jorge Wagner, Edinho, Alex, Tinga, Fernandão, Sobis, Abel, Paixão e Carvalho. A metade não está mais no clube, mas a história lhe reserva um lugar especial.
E eu comecei a cantar desde então o hino que a piazada me ensinou:

"COLORADO, COLORADO
NADA VAI NOS SEPARAR
SOMOS TODOS TEUS SEGUIDORES
PARA SEMPRE EU VOU TE AMAR"

Sem esquecer dos tradicionais "Glória do desporto nacional..." e "Papai é o maior...". E fomos ainda mais longe, conquistando o mundo e a Tríplice Coroa. Mas o início de tudo foi alcançado há um ano atrás. Vamos, Inter!

Grande manifestação contra a corrupção e o golpismo

A entusiasmada participação de milhares de pessoas na manifestação de ontem (16 de agosto) em Brasília superou as expectativas da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e das entidades estudantis que convocaram o evento. A polícia do distrito federal estima em “mais de 10 mil” o número de participantes. Os organizadores falam em 30 a 40 mil pessoas. Um ato massivo e de grande importância, avaliam.
Os manifestantes coloriram a Esplanada dos Ministérios. O vermelho vestiu os comunistas e os sem-terra; o verde e amarelo estavam nas roupas e pintado nos rostos dos jovens estudantes. E teve quem vestisse preto para lembrar a luta contra a corrupção. As cores se misturavam também nas milhares de bandeiras carregadas por estudantes, sindicalistas, sem-terra, indígenas, mulheres, trabalhadores rurais, funcionários públicos e militantes dos movimentos sociais que aderiram á manifestação.

Os trabalhadores não cansam















Ato da Central Única dos Trabalhadores (CUT) reuniu mais 20 mil de pessoas (foto acima, de Raquel Camargo) em Brasília na terça-feira, 15 de agosto. A central sindical alfinetou o movimento "Cansei" ao batizar militantes que foram ao Distrito Federal de "incansáveis".

"Não temos tempo para ficar cansados", disse Artur Henrique, presidente da CUT (foto do site da entidade).

Os pleitos dos trabalhadores em Brasília:
- manutenção do veto presidencial à emenda 3
- retirada definitiva do PLP 01
- manutenção e ampliação de todos os direitos previdenciários
- fim do fator previdenciário
- direito à terra
- negociação coletiva no setor público
- direito irrestrito de greve e pelo fim do interdito proibitório
- por uma educação pública de qualidade
- redução da jornada de trabalho