domingo, 10 de junho de 2007

Elogios a nós, torcedores colorados

AULA DE PARCERIA

PC Vasconcelos - SportTV - Globo.com

Tão brasileiros quanto qualquer outro brasileiro, os gaúchos têm ministrado aulas de como torcer nos últimos tempos. Nada mais emocionante do que ver uma partida do Internacional ou do Grêmio. Ao contrário de alguns, eles não param de incentivar a equipe e demonstram uma tolerância com o jogador médio - até mesmo o ruim - inimaginável em outros estádios.
Não estou a pregar o torcedor acrítico. Muito pelo contrário. Que seja cada vez mais crítico, mas não confunda ser crítico com mau-humor ou ranzizice.
O que a torcida do Internacional fez na noite de quinta-feira pode servir de lição para outras tantas torcidas. Mau-humorados e doentes do fígado pregam que o título da Copa Sul-Americana é menor. Não é não !. Título ruim é o protestado. Na fria - gélida - noite de Porto Alegre, com transmissão pela tevê, a torcida do Inter não quis saber. Foi ao estádio e fez o seu papel.
Seria muito bom - e aqui vai um sonho - que torcedores de outros times refletissem sobre o comportamento adotado pela torcida colorada. Virou parceira de uma equipe com vários jogadores limitados, mas jamais deixará de ser crítica. O mesmo se aplica ao pessoal do Grêmio. Entre proferir o orgulho de torcer por aquelas cores e o insano mau-humor, a opção é sempre pela primeira.
É assim que se chega aonde quer.

Veja "Além do Cidadão Kane"


O avanço da Internet significa, definitivamente, o resgate de nossa memória. Não fosse essa evolução não teríamos à disposição vídeos como Além do Cidadão Kane, documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial -, que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão com o cenário político brasileiro. Ali estão os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. Revelam o apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora global.
Observa-se a criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. Quem puder assistir, verá depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. Ou seja, todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane. Especialmente, jornalistas como eu.

Está no Google Video:

http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038

Venezuela: liberdade de expressão?


Tenho lido barbaridades a respeito da não-renovação da concessão à emissora de televisão RCTV pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez. A grande mídia chama esta atitude de "atentado à liberdade de expressão", sem assinalar que os canais de rádio e televisão são bens públicos administrados por empresas privadas por meio da concessão do Estado. Não li em nenhum veículo qualquer menção à cassação de concessões nos Estados Unidos (centenas!!!!!), no Japão, na Europa ou em qualquer outro País considerado "democrata" pela nossa imprensa nos últimos anos.
Além disso, todos ocultam que o golpe militar contra Chávez em abril de 2002 teve a participação ativa da RCTV, ao lado de grande empresários e latifundiários. Existem na Internet diversos vídeos e artigos provando a participação da emissora no golpe que decretou o fim do mandato de parlamentares e destituiu juízes. Pergunta: o que fariam estes mesmos empresários da comunicação se alguns de seus colaboradores decidissem fazer greve ou adotassem outra atitude que interrompesse a programação de suas emissoras ou a edição de seus jornais e revistas? Rua, certamente.
Pois bem: Chávez, com todos os defeitos que reconheço, exerceu um direito que era seu. A emissora participou do golpe para derrubar um presidente eleito democraticamente e continuava agindo na mesma direção. Renovar a concessão ou não é um direito do governante. Isso é fato, ignorado solenemente pela grande mídia. Não é novidade ...