quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sindicato está confiante com criação do Conselho de Comunicação

Esta foi minha entrevista hoje ao Coletiva.net, o site mais consumido pelos comunicadores.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul está otimista em relação à criação do Conselho Estadual de Comunicação Social. É o que comenta o segundo-secretário da entidade, Jorge Correa. “Os veículos de comunicação são concessões públicas e, portanto, são passíveis de fiscalização da população”, defende. A proposta foi apresentada pelos diretores do sindicato nesta quarta-feira, 24, a representantes do governador eleito, Tarso Genro. Segundo Correa, a sugestão conclusiva da Conferência Nacional de Comunicação – Confecom. “A criação do Conselho nada tem a ver com censura ou repressão. Na prática, é sociedade precisa estar mais atento ao que os veículos de comunicação, concessão pública, estão produzindo”, diz, para completar: “Estamos otimistas quanto à aprovação do Conselho. Com certeza, é algo que a sociedade também quer”
.

Sindicato dos Jornalistas/RS propõe a Tarso a criação do Conselho de Comunicação

Foto: Arfio Mazzei

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul reuniu-se com a equipe de transição do governador eleito Tarso Genro (PT), com o objetivo de entregar a carta com solicitações ao novo mandatário, com ações de interesse da categoria dos jornalistas e da sociedade. "A entidade considera essencial que o futuro Governo proponha a criação do Conselho Estadual de Comunicação Social, deliberada na 1ª Conferência Nacional de Comunicação - Confecom - e constante do artigo 224 da Constituição Federal", diz um dos pontos do documento. "Defendemos que a Fundação Piratini TV Educativa e rádio FM Cultura seja efetivamente pública e seu Conselho seja de fato respeitado, o que não aconteceu no atual Governo", relata o texto.
Os diretores Arfio Mazzei, Pedro Osório, Luiz Armando Vaz e Salvador Tadeo foram recebidos por Vera Spolidoro e João Motta, da equipe de Comunicação da comissão de transição do Governo do PT. "Saímos do encontro otimistas, e agora ficaremos no aguardo de uma resposta governamental às sugestões de ação contidas na carta", disse o primeiro-secretário do Sindicato, Salvador Tadeo.
Alguns representantes da grande mídia promovem uma gritaria, tentando confundir leitores. Dizem que o Conselho significa cerceamento da liberdade de expressão. Estão enganando porque o controle da mídia é um direito dos cidadãos, previsto na consituição. Afinal, os veículos de comunicação são concessão pública.

Inter e Banco de Alimentos realizam campanha solidária


O último jogo do Internacional no Beira-Rio antes do embarque para o Mundial de Clubes - contra o Vitória, neste domingo, a partir das 17h - será especial. A torcida poderá se despedir do time do técnico Celso Roth que irá em busca do Bi em Abu Dhabi e aproveitar para dar mais um show de solidariedade.
Para comemorar os 10 anos do Banco de Alimentos da Fiergs, o Inter lança uma campanha de arrecadação de donativos. Cada torcedor poderá trazer dois quilos de alimentos não-perecíveís que serão doados para entidades carentes de Porto Alegre e região metropolitana.
Em todos os portões e rampas de acesso ao estádio haverão postos de recolhimento. O Banco de alimentos disponibilizará um posto de venda de alimentos não-perecíveis próximo ao Portão 3, ao lado do Centro de Eventos, para que ninguém fique de fora desta nobre campanha.
Mais informações no site colorado:
http://www.internacional.com.br/home.php