quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nem a chuva impede o protesto


A chuva intensa que cai em Porto Alegre e o frio não impedem o povo de protestar em frente à Prefeitura. Bela imagem deste inverno de protesto que inunda a capital gaúcha e o resto do país.
Só lamento o oportunismo de muitos.

FENAJ: Jornalista é trabalhador e merece respeito!




A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade maior de representação da categoria, vem a público repudiar a violência cometida contra jornalistas por manifestantes, em diversas cidades do país, notadamente São Paulo e Brasília.
Assim como condenamos a violência policial, denunciamos as coações, intimidações, agressões verbais e físicas cometidas contra jornalistas e outros profissionais da imprensa. Ambas as práticas não podem ser toleradas pela sociedade brasileira, visto que violam os princípios da liberdade de expressão e de imprensa.
A FENAJ defende o jornalista brasileiro no seu direito fundamental de apurar os fatos e reportá-los ao conjunto da sociedade. O jornalista é o profissional que está permanentemente trabalhando para que os cidadãos e cidadãs possam exercer o seu direito à informação e, por isso, merece o respeito de toda a sociedade.
Identificar o profissional jornalista com as empresas de comunicação é um erro primário que não deve ser cometido por nenhum segmento da sociedade civil organizada. O jornalista está em permanente batalha pela diversidade de fontes e pelo contraditório, na busca da qualidade da informação e da verdade dos fatos. Nesta batalha, muitas vezes se torna vítima de seu patrão, mas não abre mão dos princípios técnicos, teóricos e éticos de sua profissão.
Para a FENAJ, é com o trabalho do jornalista que o Jornalismo vai continuar a ser uma necessidade social, um bem imprescindível para a democracia e a constituição da cidadania. Esperamos que as manifestações da sociedade civil organizada sejam uma constante em nosso país e que os jornalistas presentes em cada uma delas, exercendo sua função profissional, sejam respeitados.