quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Lute pela obrigatoriedade do diploma

Lute por esta causa. Ela interessa a vocês, jornalista. E também interessa à sociedade, que busca a boa informação. Hoje, tem passeata em Porto Alegre. Você deve estar!

É hoje a marcha pelo diploma em Porto Alegre. Participe, lute!


Hoje, acontece o ponto alto da Semana Nacional de Luta em Defesa da Formação e Regulamentação, em Porto Alegre. Após concentração na Praça da Matriz a partir das 13h30min, jornalistas, diretores do Sindicato, professores, estudantes de Jornalismo e simpatizantes saem às 14h em caminhada rumo ao prédio da Justiça Federal.
O roteiro inicia na Praça da Matriz, segue pela Borges de Medeiros em direção à rua Coronel Fernando Machado, virando à direita na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, na rotatória seguindo pela avenida Augusto de Carvalho, virando à esquerda na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, seguindo em direção ao prédio da Justiça Federal. Ao todo, serão 2,1 quilômetros de trajeto, e o Sindicato já recebeu autorização da EPTC.
Solicita-se que os participantes usem roupa preta. A camiseta da campanha está à venda no Sindicato e no local, por R$ 7. Mais informações no site do Sindicato:
www.jornalistas-rs.org.br

Mobilização pelo diploma em Santa Cruz do Sul



Estudantes de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz vestiram a camiseta da campanha em defesa da manutenção da formação acadêmica para o exercício da profissão na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, após palestra de dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. E prometeram participar das mobilizações marcadas para as próximas semanas até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a exigência ou não do diploma. Antes, o segundo vice-presidente da entidade, Jorge Correa, e o primeiro tesoureiro, Marco Antônio Chagas, explicaram para cerca de 120 acadêmicos e docentes os detalhes da disputa que mobiliza a categoria desde 2001, e os convocaram a participarem das ações. Previamente, os dirigentes conseguiram o apoio oficial do reitor da Unisc, Vilmar Thomé, à campanha em defesa da regulamentação profissional do Jornalismo. Além de garantir que a instituição está solidária com Federação Nacional dos Jornalistas e com sindicatos filiados, Thomé prometeu buscar apoio junto à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, que se reunirá nesta quarta-feira, 13, em São Paulo. "O Jornalismo não pode prescindir da formação acadêmica, como qualquer outra profissão que exija qualidade e ética", defendeu o reitor da Unisc. Para a coordenadora do curso de Comunicação Social da instituição, Ângela Felippi, a atual motivação dos estudantes se assemelha às lutas que vêm sendo travadas pelos jornalistas brasileiros desde que conseguiram regulamentação, em 1969.