sábado, 25 de maio de 2013

Olhares

Quando visitamos um lugar, experimentamos diversos olhares. Já andei por este RS como profissional de jornalismo. Meu olhar foi factual, interessado em um assunto especifico. Já fui como turista e este foi meu olhar. Agora, tenho visitado municípios gaúchos com um olhar de graduando de história. Minha visão é direcionada para o passado, para acervos, para preservação. É uma grande experiência poder renovar olhares. Ou promover uma mescla deles...

Posando em Guaíba


Professora Gislene Monticelli (D) e colegas da PUCRS na atividade de campo em Guaíba. A foto foi tirada no trapiche que chama muita gente para o chima ou uma ceva no final de tarde.

Museu a céu aberto em Guaíba


No trabalho de campo que a turma de História e Acervos, do curso de história da PUCRS, fez hoje a Guaíba foi possível perceber que a consciência é realidade. Com coordenação da professora Gislene Monticelli, visitamos locais preservados pelas ações públicas e privadas. A casa de Gomes Jardim, construída em fins do século XVIII, é um exemplo. Era sede da estância de Gomes Jardim, primo de Bento Gonçalves, que morreu ali. Em frente, permanece imponente o cipreste de 300 anos e considerado a árvore símbolo da cidade. A luta pela preservação se mantém e é representada pela Casa das Balas (terceira foto), localizada no centro. Foi ameaçada de demolição e hoje foi tombada para preservação do passado da cidade que hoje é separada de Porto Alegre pelo catamarã. Do ponto de vista de preservação, a cidade oferece outros exemplos, como o Museu Carlos Nobre, a Ilha Pedras Brancas e outras importantes edificações de séculos passados. Mas é preciso olhar com mais carinho para os antigos matadouros Pedras Brancas e São Geraldo. A preservação de sua identidade histórica é importante.





Do ponto de vista de preservação, a cidade oferece outros exemplos, como o Museu Carlos Nobre, a Ilha Pedras Brancas e outras importantes edificações de séculos passados. Mas é preciso olhar com mais carinho para os antigos matadouros Pedras Brancas e São Geraldo. A preservação de sua identidade histórica é importante.

Rumo a Guaíba

Mais uma saída à campo na PUCRS. Desta vez, em Guaíba. 
Conheço bastante, mas visitar com o olhar de graduando de História é outra coisa. 
A professora Gislene Monticelli define que é um museu a céu aberto. 
Vamos lá... de catamarã!