quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um sonho a caminho

Encaminhei hoje pedido de ingresso no curso de História na PUCRS em 2010. Como tenho formação acadêmica, não preciso prestar vestibular. Agora, só espero que exista vaga.
Se conseguir, realizo um sonho: entrar em um curso que sempre desejei e só não fiz por questões de mercado. Realizado no Jornalismo, posso viajar em torno das mudanças promovidas no Mundo nos últimos anos. Ou seja, em escasso período, foram promovidas tantas modificações políticas mantidas intactas por décadas ou séculos. Terei a oportunidade de estudá-las agora, sem a preocupação de correr para disputar o mercado. Se conseguir, melhor.
Outro desafio será a questão da idade. Estou curioso para me ver novamente numa sala de aula, ao lado de gente com 20 anos - ou menos. Coloquei na cabeça que isso não será barreira para mim. Pelo contrário, será um acréscimo tanto para este cinquentão como para a gurizada.
Que venha a História em março do próximo ano. Estou louco para começar! 

Votação da PEC dos dos Jornalistas é adiada novamente

A votação da Proposta de Emenda à Constituição 386/2009, a chamada PEC dos Jornalistas, que restitui a obrigatoriedade da graduação em Jornalismo para o exercício da profissão, foi adiada novamente hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. “O processo legislativo é assim. Nunca se sabe o que vai acontecer”, explica o relator do projeto na comissão, Maurício Rands (PT-PE).
Agora, a expectativa é que a votaçãoda aconteça na reunião da próxima semana (4). Para tanto, Rands informa que apresentará requerimento um dia antes, pedindo a inversão da pauta.O deputado compreende as dificuldades na tramitação do projeto, já que trata de um tema polêmico. “É uma matéria que divide muitas bancadas, mas nós estamos confiantes”, afirma. O relatório apresentado por Rands é pela aceitação da proposta que, em seu entendimento, não possui “ofensa às cláusulas invioláveis do texto constitucional”.

Zenaldo Coutinho (PSDB) apresentou voto contrário

O deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) apresentou, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), voto em separado contra a PEC dos Jornalistas. Em sua justificativa adversa à exigência da formação superior em jornalismo, Coutinho demonstra estar alinhado com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e com os grandes empresários da comunicação brasileira, já que utiliza os mesmos argumentos das entidades patronais na tentativa de evitar que prosperem as iniciativas em favor do diploma de jornalista no Congresso Nacional.
A estratégia da ANJ e de deputados conservadores é impedir que a PEC dos Jornalistas seja analisada e aprovada na CCJ. A tática ficou evidenciada quando na semana passada alguns dos mais importantes jornais do país romperam o silêncio sobre o assunto, dedicando parte de seus editoriais apenas à opinião da Presidente da ANJ, Judith Brito.
Autor da PEC dos Jornalistas, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) classificou como um tipo de “censura” tanto a prática da grande mídia, que restringe o acesso ao debate quando concede espaço somente a uma versão dos fatos, como a tentativa de barrar a votação da Proposta na CCJ. “É estranho que aqueles que se dizem defensores da liberdade de expressão revelem na prática exatamente o inverso, manipulando e restringindo a discuss& atilde;o. Desde que se começou a cogitar a votação da PEC na CCJ, iniciaram, estrategicamente, movimentos para impedir a análise da Proposta, o que considero uma prática anti-democrática”, critica.
Pimenta informa ainda que, juntamente com o relator da PEC dos Jornalistas na CCJ, deputado Maurício Rands (PT-PE), com a líder da Frente Parlamentar em defesa do diploma na Câmara, deputada Rebeca Garcia (PP-AM), o deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL) e membros da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), será estabelecida uma prática de trabalho para colocar em votação, na próxima quarta-feira (4), a Proposta na Comissão. No mesmo dia, os deputados Paulo Pimenta, Maurício Rands e Rebeca Garcia serão recebidos pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, para discutir uma alternativa à decisão do dia 17 de junho da Suprema Corte brasileira.

É hoje a votação da PEC dos Jornalistas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal vota hoje a PEC dos Jornalistas, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Ainda é tempo de mandarmos e-mail para os deputados que integram a comissão, cujos endereços todos já receberam. Caso não tenham, solicitem.
À luta, companheiros. O momento é nosso e não podemos entregá-lo para ninguém.