quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Veranico" de maio não surpreende gaúchos

Li recentemente em um portal do Centro do País que o calor está surpreendendo os gaúchos. Certamente, o autor do texto não conhece o Rio Grande do Sul e suas mudanças climáticas. Mesmo com o adventos dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, a população do Estado mais meridional do Brasil já se acostumou com o calor de maio. Tanto que já apelidou o calor da época como "veranico de maio". Está certo que, neste ano, houve oscilações climáticas, com ocorrência de frio no mês. Mas nenhum gaúcho foi pego de surpresa com o o "veranico". Ele tardou, mas chegou. Para alegria de uns e tristeza de outros.

Boa notícia: You Tube lança canal de notícias cidadãs

O portal de compartilhamento de vídeos YouTube lançou um canal de notícias cidadãs em forma de videoblog para destacar alguns dos melhores conteúdos noticiosos produzidos pelos usuários e publicados no site.
O novo videoblog noticioso, batizado de Citizen News, já reúne algumas produções feitas por pessoas comuns e faz ligação com vídeos que falam sobre o potencial do jornalismo cidadão.
Em comunicado oficial em forma de vídeo, Olivia Ma, gerente de notícias do YouTube, dá as boas vindas, explica o objetivo do canal e cita exemplos de reportagens cidadãs importantes feitas pelo mundo.

Boff com Dalai Lama: ensinamentos

BREVE DIÁLOGO ENTRE O DALAI LAMA E O TEOLÓGO BRASILEIRO LEONARDO BOFF

Leonardo Boff explica: "No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que ele dissesse:
- "É o budismo tibetano ou são as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos, o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na minha pergunta. E afirmou:
- "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele: (e então eu senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta)
- "Aquilo que te faz mais compassivo,
aquilo que te faz mais sensível,
mais desapegado,
mais amoroso,
mais humanitário,
mais responsável...
A religião que consegue fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável."