terça-feira, 19 de agosto de 2008

Apoios ao diploma em Ijuí e Frederico Westphalen








O reitor da Unijuí, Gilmar Antonio Bedin, garantiu nesta terça-feira, 19 de agosto, apoio oficial da instituição à manutenção da exigência da formação acadêmica para exercício do Jornalismo. Em reunião com o segundo vice-presidente Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Jorge Correa (foto 1), e com o diretor Arfio Mazzei, em Ijuí, deixou expresso que a informação de qualidade só é possível com profissionais graduados. Na próxima semana, deverá encaminhar ofício ao Sindicato ratificando esta posição.
Também presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung, Bedin prometeu defender a redação de um documento em defesa do diploma na próxima reunião da entidade, marcada para o dia 5 de setembro. Participam do consórcio a Unijuí, UFP, Unisc, Unicruz, Unisinos, PUC, UCS, Feevale, Univates, Católica de Pelotas, URI e Urcamp. Da reunião na reitoria da Unijuí, também participaram a vice-reitora Antonia Carvalho Busmann, o coordenador do curso de Comunicação Social, Celestino Perin, e o presidente do Diretório Acadêmico da Comunicação, Fernando Goettems.
Na noite de segunda-feira, 18 de agosto, os dirigentes do Sindicato (fotos 2 e 3) se encontraram com alunos de algumas turmas de Jornalismo da Unijuí, com professores e com profissionais em atividade na cidade e região. Correa detalhou a polêmica em torno do diploma, que já dura sete anos, e debateu com os universitários as formas de mobilização. No final, recebeu um documento onde estudantes e profissionais criticam a concorrência de 'irregulares' no mercado e defendem um Jornalismo de qualidade no Interior gaúcho. "Nós optamos por sermos jornalistas de fato e, por isso, somos favoráveis à exigência do diploma. Defendemos uma aproximação maior com o Sindicato nas regiões Noroeste, Missões e Norte", afirmam no documento. Correa pediu que profissionais e estudantes se organizem para reativação da Delegacia Regional do Sindicato na região.
Uma centena de acadêmicos de Jornalismo do campus da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - em Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul, transformou a primeira aula do segundo semestre em debate sobre a regulamentação da profissão (foto 4). Na segunda-feira, 18 de agosto, ouviram com atenção a palestra do segundo vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Jorge Correa, sobre a votação do Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal em torno do diploma. Os jovens, em sua maioria dos semestres iniciais do curso, prometeram se engajar na defesa da regulamentação. "Esta luta é de vocês e dos professores, mas interessa também a toda sociedade, que quer uma informação de qualidade", disse Correa.
"Estes universitários brigaram para trazer a unidade da UFSM para cá e recém começam a tomar pé da situação. Não é justo que agora tenham o sonho interrompido por uma decisão contrária ao diploma", explicou a coordenadora do curso de Jornalismo, Cláudia de Moraes, lembrando que os alunos têm origem em diversas cidades da região e até em Santa Catarina. O campus de Frederico Westphalen abriga 140 acadêmicos de Jornalismo, e Cláudia prometeu apoio total à luta. Além de Correa, esteve presente no evento o diretor do Sindicato Arfio Mazzei.

Leia mais no site do Sindicato dos Jornalistas/RS

http://www.jornalistas-rs.org.br/

Fotos de Arfio Mazzei