sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um olhar para dentro

Minha amiga Themis Groisman Lopes escreveu hoje em Zero Hora um belo artigo tratando da solidão. "Um olhar para dentro" sugere como agirmos numa sociedade globalizada como a atual. Reproduzo aqui o artigo para quem não o leu no jornal. Vale a pena. Parabéns, Themis, por mais esta lição.
 
THEMIS GROISMAN LOPES*

"Nenhum homem é uma ilha", escreveu o poeta inglês John Donne. Na verdade, homem algum nasceu para viver só. O ser humano é gregário por natureza. Desde sua concepção exige a participação de duas pessoas. Durante o desenvolvimento uterino há uma estreita relação mãe-bebê. Na primeira infância, a criança necessita dos cuidados e afeto de outra(as) pessoa(s) para desenvolver-se. No início da fase escolar, é feita a socialização com a aquisição de amiguinhos, brincadeiras comunitárias e uma professora atenta e protetora. Em cada etapa de nossas vidas, é necessária a presença de outrem.
No entanto, o que notamos nos dias atuais é um acentuado sentimento de solidão nas pessoas. Nos consultórios médicos, a queixa principal, na gênese de vários quadros mórbidos, é a solitude. As mídias noticiam um aumento significativo na adoção de gatos, além do amor manifesto em relação aos cães.
Existem pessoas que dizem preferir animais aos humanos, como ouvi numa fila de banco, um idoso que falava com convicção: prefiro meu cachorro às pessoas, pois sei que ele jamais me trairá. Outro aspecto notório é a adesão cada vez maior às redes sociais. Seria uma forma de esconder a solidão, fazendo de conta estar acompanhado. Afinal, tem tantos amigos, troca tantas mensagens carinhosas, ocupa tanto de seu tempo livre. Às vezes, é a única maneira encontrada para elevar sua autoestima. Outros usam o chavão: antes só do que mal acompanhado. Isso é uma negação.
O que existe hoje é uma sociedade globalizada pelo uso cada vez maior de novas tecnologias, distanciando as pessoas do relacionamento pessoal. Ao lado disso, há uma insegurança grande em relação à violência, ao abandono das escolas, ao caos na saúde. Temos, então, a solidão gerada pela ausência de pai/mãe protetores. Seria o desejo de um regime patriarcal, no qual todas as necessidades são supridas. Também uma compulsão desenfreada ao consumo, onde o que vale é ter e não ser.
Até quando nos sentiremos sós? A resposta é a necessidade de uma reflexão interna e uma radical mudança de valores. Não será o homem com sua inteligência e sua capacidade de raciocinar capaz de participar efetivamente como um elemento agregador e solidário. Só um olhar para seu interior, com consciência e percepção, será capaz de promover uma mudança pessoal e coletiva.
A melhor definição de solidão que já li foi atribuída a Chico Buarque, mas segundo outras fontes, a autoria é de Fátima Irene Pinto: "Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos, em vão, pela nossa alma".

*Psiquiatra


Araújo Vianna reabriu

O colega jornalista Juarez Fonseca fala da reabertura do Auditório Araújo Vianna. Tem autoridade.
  Foto: Andréa Graiz / Agência RBS
UMA NOITE HISTÓRICA
@ Reabertura do Auditório Araújo Vianna foi em clima de celebração

Mesmo correndo o risco de desgastar ainda mais o conceito de "histórico", não encontro outra palavra para falar do espetáculo deste 20 de setembro. Lotadaço por um público heterogêneo e de plena cumplicidade com a festa, o quase cinqüentenário auditório que esteve fechado durante sete anos, viveu uma noite de suas noites memoráveis. Os shows, com quase trinta nomes da música porto-alegrense, mais os instrumentistas das duas bandas de base, trouxeram à tona uma respeitável trilha-sonora, com as pessoas cantando junto a maioria das músicas. Algumas delas: Vento Negro, Berlim-Bonfim, Não Me Mande Flores, Pampa de Luz, Faz a Cabeça, Sob um Céu de Blues, Surfista Calhorda, Bebendo Vinho, Asa Morena, Nuvem Passageira, Mais uma Canção, Sinal dos Tempos, Horizontes... Em termos de produção, tudo funcionou como um relógio, mesmo que cada música tivesse um intérprete diferente. E para manter a tradição do Araújo, houve até uma pequena manifestação de protesto - não entendi bem contra o que ou quem, mas imagino que contra a "privatização" do Auditório. Nico Nicolaiewsky e Tonho Crocco responderam à altura pelo desrespeito aos artistas e à música. E vou mencionar aqui apenas mais um nome: Carlos Caramez, que coordenou em silêncio o processo de recuperação do Araújo Vianna.

Feliz Dia da Árvore

21 de setembro, Dia da Árvore. Plante uma.
Se já tiver plantado, regue-a. Depois, preserve-a.
Ela é importante para ti e para teus descendentes.