terça-feira, 27 de julho de 2010

A lua cheia....

Sozinho, olho a lua cheia. Sozinha, olhas a lua cheia. Será que ela não merece a nossa companhia?

Em busca de votos e de reencontros...

Hoje, estou feliz por reencontar amigos (as) queridos (as) nas redações durante as eleições da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas. A democracia também promove isso. 
O dia foi longo e cansativo, em busca de votos, mas o abraço e o carinho de colegas que não eu via faz tempo me deixou mais leve. E com a certeza de que, unidos, somos mais fortes. 
Ouvi críticas à atuação do movimento sindical. Algumas justas, outras improcedentes. Mas respeitei-as todas. Em nome de uma categoria que precisa, mais do que nunca, se fortalecer.
Amanhã e na quinta-feira-feira tem mais eleição. Com satisfação, estarei na luta. Em busca da vitória de nosso grupo político no Sindicato e na Fenaj...

Hoje é dia de democracia entre os jornalistas. Vote nas eleições!

De hoje a quinta-feira, os jornalistas brasileiros darão um exemplo de democracia direta. As urnas circularão em redações, assessorias e nas sedes das entidades de todo o Brasil para a escolha dos novos dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Alguns sindicatos, como o gaúcho, realizam eleição paralela.

No pleito da FENAJ, concorrem dois grupos.
A Chapa 1 – Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do Jornalista, é liderada pelo gaúcho Celso Schröder, atual vice-presidente da entidade. É a chapa que tem o meu apoio.

A Chapa 2 – Luta Fenaj tem como candidato à presidência o paulista Pedro Pomar.

A eleição no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul tem chapa única e é liderada pelo atual presidente, José Nunes. Integro a nominata como segundo secretário. As urnas estarão na sede da entidade e circularão em Porto Alegre e nas delegacias do Sindicato em Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo e Vale do Sinos.

Não deixe de votar, mostrando a força dos profissionais em todo o Brasil no momento em que a Câmara dos Deputados aprovou em comissão especial a PEC dos Jornalistas, que torna o diploma universitário uma exigência para o exercício da profissão. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou esta obrigatoriedade, depois de 40 anos de regulamentação do Jornalismo no Brasil.