sábado, 19 de março de 2011

Hoje veremos a maior lua cheia dos últimos 20 anos

 
Chegou o dia. O mundo está prestes a presenciar a aparição da maior lua cheia dos últimos 20 anos. Hoje, a partir das 18h05min, este satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra. A lua cheia aparecerá mais exuberante do que o usual na noite celeste, atingindo o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.
É esperado um espetáculo visual quando a lua se aproximará da Terra a uma distância de 221,567 milhas da órbita, chegando mais próxima do nosso planeta desde 1992.

Sala P.F. Gastal exibe série de documentários Zeitgeist com entrada franca

A Sala P. F. Gastal, em Porto Alegre, realiza neste final de semana exibições da trilogia de documentários Zeitgeist, cujo último capítulo, 'Zeitgeist: Moving Forward', em sessão especial em janeiro último, havia atraído mais de uma centena de espectadores ao cinema da Usina do Gasômetro. Além de dar novas chances a este último capítulo, as duas primeiras partes da trilogia poderão ser conferidas pelo público no sábado e domingo, em sessões com entrada franca.
'Future by Design', de William Gazecki, apresenta a vida de Jacque Fresco, considerado por muitos como um moderno Da Vinci. Jacque é um futurista autodidata que se descreve como um generalista - um estudante de muitos campos inter-relacionados. Ele é um inventor prolífico, tendo passado toda a sua vida trabalhando em invenções com a utilização de tecnologias inovadoras. 'Zeitgeist: Addendum', de Peter Joseph, discute o sistema do Banco Central americano, a CIA, o mundo corporativo, governo e outras instituições financeiras, e até a Igreja, localizando as causas da corrupção generalizada social. 'Zeitgeist: Moving Forward', de Peter Joseph, traz depoimentos de especialistas nas áreas da saúde pública, antropologia, neurobiologia, economia, energia, tecnologia e ciências sociais sobre Comportamento Humano, Economia Monetária e Ciências Aplic adas. Juntando estes temas, o documentário cria um modelo de compreensão do atual paradigma social, e o porquê de ser fundamental sair dele.

Horários

 Hoje
15h - Zeitgeist: Addendum
17h15min - Future by Design
19h - Zeitgeist: Moving Forward

Amanhã
15h - Future by Design
16h45min - Zeitgeist: Moving Forward
19h30min - Zeitgeist: Addendum

Informação do site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul:
http://www.jornalistas-rs.org.br/

Sindicato dos Jornalistas mostra a importância do diploma a estudantes

 Sob o título 'Para que serve o teu diploma?', o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promoveu um debate sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 18, às 10h, no auditório da Famecos na PUCRS, em Porto Alegre. A mesa foi composta por José Nunes, presidente do Sindicato, Valci Zuculoto, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Alan Camargo, membro da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) e Guilherme de Oliveira, representante do Núcleo dos Estudantes do Sindicato. 
Nunes falou da importância da formação do jornalista para que a sociedade tenha bons profissionais, e afirmou que o Sindicato não quer apenas uma categoria forte, mas qualifica da. "Devemos reforçar o sentimento de categoria entre os jornalistas e acrescentar mais cadeiras teóricas nos cursos para que não tenhamos somente operadores, mas verdadeiros jornalistas", apontou.

Nunes e Valci destacaram a luta das entidades em defesa da formação


Valci mostrou a necessidade do estudo e da formação específica para o exercício da profissão de jornalista. "Assim como outros cursos, como História, foram recentemente reconhecidos, devemos lutar para que se mantenham os cursos já reconhecidos, como o Jornalismo", defendeu. O evento contou com a presença de cerca de 50 estudantes de Jornalismo, que participaram com perguntas e intervenções. O coordenador do curso de Jornalismo da PUCRS, Vitor Necchi, que ajudou na realização do evento, defendeu o curso e deixou o espaço à disposição dos alunos para próximos eventos, que se mostraram interessados no Núcleo de Estudantes.
O estudante de Jornalismo e membro do NES, Guilherme de Oliveira, afirmou que não se pode descredenciar cursos já instituídos, mas sim ampliá-los e qualificá-los. "Os jornalistas têm a função de libertar o povo, trazendo a verdade e a informação que geram a capacidade popular de exercer a cidadania", ponderou o jovem, convidando os demais acadêmicos para os próximos atos do movimento estudantil do Sindicato. Para Alan Camargo, o problema está no monopólio das comunicações pelo capital privado. "No Brasil, as informações são propagadas pelas grandes empresas privadas, e onde não chegam é que o Estado entra - o contrário do que deveria ser", alertou o membro da Abraço. "Devemos combater o ensino para o mercado e defender a luta pelo acesso aos veículos de com unicação para todos", declarou.


* Matéria publicada originalmente no site do Sindicato
* Foto de Beliza Boniatti