quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Silêncios e palavras

Está na Internet este ensinamento do padre Fábio de Melo, um grande pensador que descobri por acaso. Considerei valioso para mim e para os amigos que quiserem lê-lo:

Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo que uma palavra errada. Demora naquilo que você precisa dizer. Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra que de um silêncio.
Palavra errada, na hora errada, pode se transformar em ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu. Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém.
Por isso, prepara bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria.
Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir.
Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.

Outros versos e pensamentos do padre Fábio de Melo podem ser encontrados no seguinte link:
http://www.pensador.info/autor/Pe._Fabio_de_Melo

Cerveja é saúde

Desde que seja ingerida com moderação, a cerveja é altamente benéfica. Além de prevenir doenças, quem a bebe tem maior agilidade mental do que os abstêmios, são mais felizes e menos propensos aos suicídios, segundo vários estudos difundidos.
Portanto, cerveja é saúde. Ao menos isso opinam os cientistas: além de ajudar o sistema cardiovascular, é boa para evitar a trombose e tem efeitos sobre a coagulação do sangue. Assim mostrou um estudo apresentada por Ramón Estruch, do serviço de medicina interna do Hospital Clínico de Barcelona. Todos estes dados foram apresentados no IV Simpósio sobre Saúde e Cerveja, em maio deste ano em Bruxelas.
E isso não é tudo. Asseguram que a cerveja não engorda (cuidado com os petiscos) e possui prolactina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, segundo um estudo apresentado por Ascensión Marcos, professora do Conselho Superior de Investigações Científicas. Marcos explicou que a bebida pode ter efeitos contra a osteoporose, alergias ou outras patologias inflamatórias, já que seu consumo aumenta os linfócitos, células imunológicas que ajudam a destruir microorganismos invasores, destroem vírus e respondem a tecidos estranhos, como nos transplantes.
A essa altura, a pergunta é: qual a dose recomendável? Estruch assinalou dois copos diários para as mulheres e quatro para os homens, preferencialmente nas refeições(batata frita fora) e não todos os dias. Já Marcos recomenda uma lata diária para mulheres e duas para os homens.
No Simpósio, outros pesquisadores enumeraram mais benefícios da cerveja: Manfred Walzl, da Universidade de Graz (Áustria), indicou que favorece uma maior agilidade mental e que os consumidores moderados são mais felizes, suicidam-se menos e têm menos baixas trabalhistas. O estudioso alemão Norbert Flank adicionou que um dos componentes da cerveja, exerce um papel antioxidante muito importante, inclusive as vezes mais do que a vitamina E e até pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.
Pois é, cerveja é muito bom, mas com moderação.
Essa dica vale para mim e para você, amante desta bebida maravilhosa.

Grêmio depende do Inter. Mas...

As tragédias se repetem

Parece sina. Ontem, postei neste blog meu desejo de que o feriadão não significasse, mais uma vez, seqüências de mortes nas estradas. Pois uma das chamadas do jornal Zero Hora, de hoje, é exatamente o que eu não desejava: "Tragédia marca saída de feriado no sul do Estado". Quatro pessoas, entre elas uma criança, morreram no choque de dois veículos em Santa Vitória do Palmar, parte meridional do Rio Grande do Sul. Fiquemos torcendo para que episódios como este não se repitam. Afinal, quem saiu para gozar a folga prolongada ainda tem quatro dias para percorrer rodovias.