segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O mal do pré-julgamento

Meu vizinho faleceu. E não é um qualquer. Trata-se da pessoa que, na sexta-feira, foi motivo de uma nota aqui e no Facebook. Eu reclamava que ele ouvia rádio e televisão em alto volume na madrugada e ao amanhecer. Seu Pedro, com cerca de 90 anos, sofria de surdez, morava sozinho e era visitado ocasionalmente pelas filhas, a quem peço desculpas, mesmo não as conhecendo. O fato revela o mundo louco em que vivemos. Eu morava ao lado de alguém que não conhecia. É que eu entrava por uma porta do prédio e ele por outra. Uma vez reclamei para o síndico e ele disse que a pessoa era idosa e que outros vizinhos já tinham feito reclamação semelhante. Só isso. Até que fiz a nota. Ontem, no meio da manhã, uma vizinha que tradicionalmente batia em seu apartamento, notou silêncio. Como tinha chave, entrou. Ele estava vestido, sentado no sofá. Parecia dormir. A situação serve de lição para mim e para todos nós. Primeiro, conhecer mais as pessoas. Segundo, não fazer pré-julgamentos. Descanse em paz, seu Pedro.

Dois filmes, duas temáticas, dois conceitos


 Apreciador do cinema, no fim de semana fui ver dois filmes no Guion, meu vizinho. Duas temáticas diferentes, sensações diversas. Não gostei de "O Espião que sabia demais", bastante cotado. Mas achei-o lento demais, parece que não vai evoluir. De qualquer forma, não gosto muito do tipo de filme que envolve mistério, tensão e desconfian...ça. Não tem emoção e os personagens são extremamente frios, embora o tema (Guerra Fria) tenha sido bem explorado. Talvez precise ver uma segunda vez.

No domingo, assisti um drama, com boas doses de comédia. Pode? Pode. "Os Descendentes", George Clooney, é um bom filme e trata de um assunto batido nos cinemas. Mas o diretor conseguiu trabalhar bem a temática e o ator principal desempenha bem seu papel. Muitos dizem que o melhor dele. Aliado a isso, tem o cenário maravilhoso do Havaí. Ganhou dois Globos de Ouro e tem cinco indicações ao Oscar, mas para mim isso pouco importa.
Espero que vejam e possamos debater mais aqui.