sexta-feira, 20 de junho de 2008

Racismo na campanha dos EUA. Novidade?

Se engana quem acha que a disputa à presidência dos Estados Unidos teve seus mometos mais acirrados no confronto entre Barack Obama e Hillary Clinton pela indicação ao Partido Democrata. Vem mais peleia por aí. E baixaria...
Ontem, uma empresa de Utah colocou um pedido de desculpas em seu site após ter recebido denúncias de racismo por vender um boneco de um macaco vestido como o candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama (imagem acima).
De acordo com uma reportagem da rede FOX News, a empresa Sock Obama LLC emitiu uma nota em que dizia que “somente havia feito uma comparação casual entre um candidato e um brinquedo que tínhamos quando éramos pequenos.” Me engana que eu gosto!
Obviamente, os movimentos sociais reagiram. A presidente da National Association for the Advancement of Colored People (organização pela luta do direito civis dos negros americanos), Jeanetta Williams, disse em entrevista à FOX que o boneco era “de puro e extremo racismo”. É verdade, mas esse é apenas o começo.
Durante a disputa com o candidato Republicano, Obama será alvo de ataques semelhantes. E não será apenas um boneco. Esperem...