sábado, 6 de outubro de 2007

Caminhada, chuva e abrigo da natureza





























Sábado, 15h, tarde cinzenta e quente em Porto Alegre. Para me livrar do abafamento, resolvi caminhar pelo Parque Farroupilha - a tradicional Redenção. Andei cerca de meia hora em meio a belas e frondosas árvores até que notei a mudança do tempo. A chuva caiu miúda e logo se transformou em chuvarada. De pronto, sentei à mesa do tradicional Zé do Passaporte, encravado no mercadinho do Bom Fim, um dos mais belos bairros da capital gaúcha. Para minha sorte, o pequeno bar fica em meio a floriculturas, onde centenas de folhagens e flores servem de deleite para nossos olhos. Enquanto tomava uma cerveja gelada e papeava com colorados e gremistas que convivem de forma civilizada no local, aproveitei para tirar algumas fotos, três das quais exibo para vocês.
De tudo, restou uma licão: muitas vezes saímos de casa com um objetivo, mas nos deparamos com uma situação que, a princípio, não nos agrada. Em seguida, desfrutamos de algo tão bom como aquilo que planejamos. O resultado de minha experiência foram estes flagrantes fotográficos. Espero que gostem.

SOS Amazônia


Uma reportagem do jornal britânico The Independent afirma nesta sexta-feira que "várias áreas do Brasil e do Paraguai, e a maior parte da Bolívia estão sufocando sob espessas camadas de fumaça", por causa de incêndios que se multiplicam pela Amazônia.

Segundo o jornal, imagens de satélite mostraram "grandes nuvens de fumaça" causadas pela disseminação das queimadas. "A cada ano, no fim da estação seca, em antecipação às primeiras chuvas do inverno, fazendeiros e pecuaristas em toda a América do Sul fazem queimadas para 'renovar' as áreas de pasto", escreve o repórter do diário. "Mas esse ciclo histórico saiu do controle, porque o desflorestamento e a mudança climática criaram um barril de pólvora."
Uma ONG ouvida pelo Independent estima que há mais de 10 mil focos de incêndio em uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados nos lados brasileiro e boliviano da Amazônia, e que "90% deles" resultam da expansão da criação de gado. Além disso, afirma o jornal, a atividade pecuária tem se expandido para dentro de áreas de floresta, levando consigo a técnica de "limpar" a terra com as queimadas.
O diário nota que a atividade econômica na Amazônia se expande com o apoio e os benefícios do governo brasileiro, e que o país não tem metas de redução de emissões de gases que causam o efeito estufa, embora esteja entre os primeiros em emissões de gás carbônico por causa do desflorestamento.

O ranking da corrupção, segundo o TSE


Não li esta notícia nos grandes jornais e nas revistas semanais. Aliás, não tenho esperança de vê-la publicada na grande mídia, por motivos óbvios. O MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)) lançou o dossiê Políticos Cassados por Corrupção Eleitoral, relacionando 623 pessoas cassadas em 339 processos julgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entre 2000 e 2006. O blog Vermelho publicou com exclusividade o ranking dos partidos que mais se envolveram. O primeiro colocado é o DEM (ex-PFL), com 69 casos, mais de um quinto do total. DEM, PMDB e PSDB somam 193 casos, 57% do total. O PT tem 10 casos (2,9%) e o PCdoB nenhum.
As cassações ocorreram em todas as unidades da Federação, com destque para Minas Gerais (11,4% do total), Rio Grande do Norte (9,6%) e São Paulo (8,8%). Foram cassados quatro governadores e vices, seis senadores e suplentes, oito deputados federais, 13 estaduais e 58 vereadores, mas o grosso dos cassados foram prefeitos e vices, que somaram 508 casos.


A onda dos fãs clubes

Tenho recebido convites para ingressar em comunidades de exaltação a determinadas pessoas no Orkut. Geralmente a iniciativa parte de um amigo do bajulado. Em outras, é o próprio quem convida. Respeito quem "sonha" com uma comunidade tipo "Nós adoramos fulana", "Sicrano é o tal" ou "Somos fãs de beltrano". Possivelmente isso represente um afago no ego do homenageado, mas não solicitem que eu integre uma comunidade destas. Quem usa o Orkut para divulgação de suas idéias e debate de temas envolvendo assuntos sérios não tem tempo para integrar estes fãs clubes. O trabalho, a participação conseqüente e amizade demonstrada já evidenciam o valor de uma pessoa, sem necessidade das comunidades bajuladoras.