domingo, 21 de março de 2010

Inter, sem comando e sem tática

Fui ao Beira-Rio hoje à noite, apesar do ceticismo em relação ao time colorado. Eu tinha razão. O Inter jogou bola, trocou passes e teve inúmeras chances de gol. Fez dois. Mas deixou o Pelotas fazer o mesmo número de tentos nas duas únicas chances em que seus jogadores acertaram a meta. Alguma coisa está errada. E está!
O time está sem comando e sem atacantes que façam gol. O meio de campo está desarrumado. Os dois volantes - Sandro e Guiñazu - são obrigados a armar porque os dois jogadores que deveriam cumprir a missão - Giuliano e D`Alessandro - são jogados para as laterais do campo. E o atacante - Alecssandro, já deficiente - fica isolado. Assim, o Inter não ganhará o Gauchão e não irá longe na Libertadores. Alguma coisa tem que mudar, como aconteceu em 2006. Vamos ver...

22 de março: Dia Mundial da água nos faz refletir

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

Acontecer

“Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu.” 
(John Richardson Jr)

Dia de ver o Inter deslanchar. Ou não?

Ao anoitecer de hoje, o Internacional entrará em campo para enfrentar o Pelotas. O time é praticamente o titular. Acho que assim deve ser, porque o grupo principal precisa de conjunto. Não adianta colocar uma equipe no Gauchão e outra na Libertadores porque o time ainda está desarrumado e sem padrão de jogo. Espero que comece hoje.
Eu estarei no Beira-Rio incentivando o time, mesmo que a confiança seja escassa. Colorado é sempre colorado. Nas boas e nas ruins.

E a Nogueira morreu....

Aconteceu o que o Movimento Cidade Baixa denunciava. A Nogueira Pecan, transplantada em setembro do ano passado para construção de um prédio de 19 andares na Rua Lima e Silva, morreu. Isso é crime porque a árvore centenária estava tombada por decreto em 1977. Os órgãos públicos que autorizaram o seu deslocamento devem explicações porque garantiram que ela sobreviveria. Enquanto isso, a construção do prédio está em franca expansão.

Ayrton Senna, 50 anos

Lembro perfeitamente do dia 1º de maio de 1994. Estava viajando, mas acompanhava a corrida pelas ondas do rádio. Levei um susto quando foi anunciado o acidente na pista de Ímola. Pior: que era grave. Quando cheguei na casa de meus pais e me postei diante da televisão, veio a notícia que ninguém gostaria de ouvir: "Ayrton Senna está morto". Foi um verdadeiro soco no estômago. 

Foto: Norio Koike/Divulgação
Hoje, quando ele completaria 50 anos, todo o mundo lhe rende homenagens, que são justas. Senna era uma referência para os fãs do automobilismo e exemplo de persistência, companherismo e dignidade. Ou seja, está vivo na memória de todos.

A tecnologia que nos deixa loucos

VOCÊ SABE QUE  ESTÁ FICANDO LOUCO NO  SÉCULO XXI QUANDO:
 
1.  Você envia e-mail ou MSN para conversar com a pessoa que trabalha na  mesa ao lado da sua.

2. Você usa o celular  na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as  compras.

3. Esquecendo seu celular em  casa (coisa que você não tinha há 10 anos), você fica apavorado e  volta para buscá-lo.

4. Você levanta  pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o  café.

5. Você conhece o significado de naum,  tbm, qdo, xau, msm, dps, Cc, Cco,....

6.  Você não sabe o preço de um envelope comum.
7. A maioria das piadas que você conhece foi recebida por e-mail (ainda por cima, ri sozinho...).

8. Você fala o nome da empresa onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o  celular !!).

Você digita o '0' para  telefonar de sua casa.

10. Você vai ao  trabalho quando o dia ainda está clareando e volta para casa quando  já escureceu de novo.

11. Parece que foi seu coração que  parou quando seu computador pára de funcionar.

11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo.

12.  Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que  a lista não tem o número 9.

13. Você  retornou à lista para verificar se é verdade que falta o número  9 e nem viu que tem dois números 11.

14. E agora você está rindo consigo mesmo.

15.  Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem.  

16. Provavelmente agora você vai clicar no  botão ''Encaminhar''... É a vida...fazer o quê... foi o  que eu fiz  também...

 Tenham todos uma semana de paz! 
 Feliz  modernidade !!!
 
 

Dois cálices

O Segredo do seus Olhos, um belo filme argentino

 Ontem, fui ver O Segredo dos seus Olhos, filme do argentino Juan Jose Campanella que arrebatou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Saí da sala de cinema satisfeito porque o thriller policial rodado no país vizinho segurou meus olhos o tempo todo na tela. Trata-se de um belo filme e o aconselho até aos brasileiros que torcem o nariz para tudo que é feito na terra hermana. Sim, a Argentina produz boas obras cinematográficas. No filme, Campanella conseguiu reunir os gêneros policial, romance, drama e alguma pitada de humor. É tenso e apresenta uma análise do psicológico de seus personagens. O interessante é que traz consigo um forte apelo a ideais românticos: amor, justiça, amizade, solidariedade e ética.
Não cabe aqui fazer uma narrativa do filme e de seus personagens. Eu quero é que amigos e amigas se mobilizem para vê-lo, como já fizeram milhares de argentinos e muitos brasileiros (a sala estava cheia ontem). Ninguém se arrependerá.