terça-feira, 22 de junho de 2010

Ato dos jornalistas ganha destaque em jornal de Passo Fundo

 Nossa manifestação do dia 17 de junho, lembrando o aniversário de um ano do golpe do STF contra a formação acadêmica para o exercício do Jornalismo, ganhou a contracapa do jornal O Nacional, de Passo Fundo. Seria importante que tivéssemos o mesmo tratamento da grande mídia nas capitais brasileiras. Mas, lamentavelmente, as nossas lutas nunca são notícias...

Metade dos jornalistas brasileiros tem blog, revela pesquisa

Redação Portal IMPRENSA

O portal Observatório da Imprensa divulgou, em junho, uma pesquisa que revela que 51,2% dos jornalistas no Brasil são blogueiros. 624 profissionais de imprensa responderam à enquete realizada pela jornalista e professora associada da California State University de Long Beach (EUA), Heloiza Golbspan Herscovitz.
De acordo com o portal IDG Now, a pesquisa foi feita em 2009, e constata que a maioria dos profissionais já aderiu às mídias sociais. Além dos 51,2% que possuem blogs, 67,6% disseram usar ferramentas de envio de mensagens instantâneas e 65,1% têm perfis cadastrados em redes de relacionamentos, como Orkut e Facebook.
E por incrível que pareça, o Twitter ainda não é usado pela maioria dos jornalistas que responderam à enquete: apenas 46,2% disseram ter perfil cadastrado no serviço de microblogging. Além disso, 17,5% já assistiram vídeos postados na web, e 10,5% utilizam programas para analisar dados, como o Excel.
A enquete produzida por Heloiza será usada como referência para seu livro The Global Journalist, em capítulo dedicado ao Brasil. A publicação deverá ser lançada ainda este ano. Os dados também serão apresentados em julho, na conferência da Association Media and Comunication Research, que será realizada na cidade de Braga, Portugal.

Proteja as florestas

 
Há meses a bancada da motosserra no Congresso tenta mudar o Código Florestal. Uma comissão criada no ano passado, para enfraquecer a legislação ambiental, chega agora na reta final. O relatório escrito por Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está prestes a ser votado pela comissão na Câmara, que é presidida pelo deputado Michel Temer (PMDB-SP). Ajude-nos a impedir esse e outros absurdos. Assine a nova petição e peça ao presidente da Câmara para proteger nossas florestas. Acesse o site: http://www.greenpeace.org/brasil/