quarta-feira, 16 de junho de 2010

Soneto de Véspera

Quando chegares e eu te vir chorando
De tanto te esperar, que te direi?
E da angústia de amar-te, te esperando
Reencontrada, como te amarei?

Que beijo teu de lágrimas terei
Para esquecer o que vivi lembrando
E que farei da antiga mágoa quando
Não puder te dizer por que chorei?

Como ocultar a sombra em mim suspensa
Pelo martírio da memória imensa
Que a distância criou - fria de vida

Imagem tua que eu compus serena
Atenta ao meu apelo e à minha pena
E que quisera nunca mais perdida...

Vinicius de Moraes

Mudança na CLT pode inibir protelações na Justiça do Trabalho

Pode ficar mais difícil protelar uma decisão na Justiça do Trabalho. É que projeto de iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho neste sentido e que muda trecho da CLT foi aprovado pelo Senado e agora apenas aguarda sanção do presidente Lula.
O assunto é destaque em vários jornais desta quarta. No Correio Braziliense, o resumo do projeto: “…o texto determina que a parte interessada em protocolar um agravo de instrumento em ações trabalhistas tem que despositar 50% do valor da causa em juízo”.
Segundo a reportagem, a medida beneficia os trabalhadores em conflito nos tribunais porque 75% dos recursos protocolados partem do empregador a fim de adiar decisões desfavoráveis a ele.
A enxurrada de agravos também provoca “o acúmulo de processos nos tribunais e o retardo do pagamento de direitos trabalhistas”, diz o jornal.

Fonte: Blog do Trabalho:
http://blog.mte.gov.br/

Participe da manifestação dos jornalistas em Passo Fundo


Estou indo hoje a Passo Fundo, onde amanhã o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) e profissionais da região estarão mobilizados para defender a obrigatoriedade da exigência do diploma acadêmico para o exercício da profissão. O ato ocorre às 10h, na Praça Marechal Floriano, em frente à Catedral. Os amigos da região estão convidados a participarem da manifestação, vestindo preto, em repúdio à decisão do STF, que no dia 17 de junho do ano passado cassou o nosso diploma. Haverá protestos em todo o Brasil.

Restabelecer o diploma é valorizar o Jornalismo e os jornalistas



No dia 17 de junho, os jornalistas e a sociedade brasileira registrarão um aniversário indigesto. Há um ano, o Supremo Tribunal Federal derrubou, por maioria, a exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Protestos em todo o país marcam a data, expressando o desejo de que o Congresso Nacional repare este equívoco cometido pela corte máxima do Judiciário brasileiro, restabelecendo a exigência do diploma como elemento fundamental para assegurar à sociedade o direito à informação de qualidade e às liberdades de imprensa e de expressão.
Ao dar guarida aos argumentos de entidades patronais de comunicação, o STF desobstruiu ainda mais o caminho para o grande empresariado do setor prosseguir precarizando as relações de trabalho, em nome de uma liberdade de imprensa e de expressão que os barões da mídia só defendem quando lhes interessa.
Práticas de censura e cerceamento à livre circulação de informações e ideias são corriqueiras nos grandes veículos quando afetam os interesses econômicos e políticos dos donos da mídia. Se os ministros do STF desconhecem tal realidade, reforçam o dito popular de que “a Justiça é cega, mas enxerga quando quer”.
Não há porque impedir a definição de requisitos para o exercício qualificado e ético da profissão de Jornalista. Mas faz-se necessário, hoje, inserir na legislação brasileira dispositivos para que isto fique ainda mais claro. Assim se evitará que os que enxergam a informação como mercadoria e exploram os trabalhadores prossigam utilizando as liberdades de imprensa e de expressão como mantos para encobrirem seus verdadeiros interesses. Este é o objetivo das Propostas de Emenda Constitucional apresentadas na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), e no Senado da República pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).
O movimento pela aprovação das PECs ganha cada vez mais força, com o apoio de parlamentares e membros do Executivo federais, estaduais, municipais, instituições de ensino e entidades representantivas da sociedade civil.
Neste momento, as atenções se concentram no pleito à Comissão Especial que analisa a PEC 386/09 para que diga SIM AO DIPLOMA! A grande mobilização que jornalistas, professores e estudantes protagonizam a nível nacional se fará presente no dia 17 de junho nas ruas do país e prosseguirá até a vitória!

Brasília, 15 de junho de 2010.
Diretoria da FENAJ

A Copa e os políticos...

 
O meu amigo Piti merece os parabéns. Fez um cartum maravilhoso. Ou seja, os políticos tentam interferir na prioridade do momento para o povo: a Copa do Mundo.