domingo, 6 de maio de 2012

Viva a França, viva o socialismo, viva a vitória de Hollande

François Hollande, do Partido Socialista, foi eleito neste domingo presidente da República da França. Hollande derrotou Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais com 51,9 % dos votos, contra 48,1 %, segundo as estimativas feitas pelo instituto Ipsos para o jornal Le Monde", a France Télévision e a Radio France a partir dos primeiros boletins de apuração.
Depois de François Mitterrand, em 1981 e em 1988, François Hollande é o segundo presidente socialista da Quinta República francesa, fundada em 1958.
Os demais institutos deram resultados semelhantes : TNS Sofres (52% para Hollande) ; Ifop (52,7%) ; Harris (52,1%) e CSA (51,8%).
Multidões se reúnem diante da sede do PS, no tradicional Bairro Latino e na histórica Praça da Batilha, onde manifestam entusiasmo pela vitória dos socialistas. A derrota de Sarkozy é vista pelas principais forças de esquerda, entre elas o Partido Comunista, agrupadas na Frente de Esquerda, como um passo importante para inicar o enfrentamento às políticas neoliberais e conservadoras que levaram a França à beira do abismo.
O presidente derrotado Nicolas Sarkozy admitiu a derrota dizendo que agora voltará a ser "um francês entre os franceses... sabendo que a vida é feita de sucessos e derrotas".
Manuel Valls, um dos dirigentes do Partido Socialista, disse estar emocionado com a vitória de Hollande. Para ele, a partir de agora a tarefa será "ardente e magnífica".

Não a vi

Sou um desalmado. Sonhei com ela, pensei nela ao longo do dia, mas não a vi. A lua, que tanto amo e por quem faço prosas e versos, foi deixada de lado. Tudo para que eu ficasse trancado dentro de casa, diante do computador, para concluir um trabalho acadêmico. E, irônicamente, meu artigo para a disciplina de História da Arte enfoca a Modernidade, onde um dos momentos principais é o Mundo Romântico na pintura, na literatura, na filosofia, na música e na arquitetura. Ou seja, nas artes e nas ideias.
Não, não fui ver a lua porque não me bastava um minuto para admirá-la. Eu precisaria de muito mais. Passei rápido aqui e vejo que está todo mundo pasmo com a visão. Gente, desligo novamente o Face porque o trabalho continua. Tenho ainda o intervalo para o jogo do meu Inter desfalcado à tarde. À noite, me dedicarei à lua. Somente a ela!

Lua muito cheia

Sonhei com ela, acordei pensando nela. Certamente, passarei o dia esperando por ela.
À noite, não tirem os olhos do céu: veremos a maior lua cheia de todos os tempos.
É de namorar!

Amar

Não consigo viver sem amar, sem tocar onde menos imaginas, sem voar sem ti nas minhas asas, sem andar pelas ruas sem a tua mão, sem olhar em olhos que não sejam os teus. Ah, o teu beijo não existe outro, não existe toque como o teu, carinho igual... Assim vivo ou não!