sábado, 22 de dezembro de 2007

Do Sindicato aos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul deseja a toda categoria e amigos um Natal com verdadeiro senso de comunhão, de colaboração, ajuda ao próximo e solidariedade. Nossas lutas sempre visam o bem dos colegas trabalhadores, que trazem na bagagem um ano de muito esforço, trabalho árduo e dedicação.
A entidade deseja também um ano de 2008 condizente com a capacidade de realização de cada um, permitindo ao profissional do Jornalismo exercer sua função no maior patamar possível de dignidade e reconhecimento. Estaremos todos juntos nesse trajeto que se inicia em 1º de janeiro.

Paz e conforto em meio à natureza



Meu feriado de Natal está sendo curtido no meio da natureza, pela qual sou apaixonado. Sempre que venho a Barra do Ribeiro, minha terra natal, fico na Pousada Vô Arthur, um conjunto que envolve cabanas, dezenas de árvores, pássaros, quadras esportivas e piscinas. É bom demais. Desta vez, eu, minha irmã, meu filho e dois sobrinhos estamos numa cabana grande, com bom conforto. Minha mãe, que mora na cidade, fica chateada porque gostaria de receber todos filhos em sua casa. Mas não há espaço para todo mundo - os meus sobrinhos pequenos têm prioridade. Mesmo assim, vou diariamente dar um beijo na velha, ou ela vem a nós.

Vista as cores do sol e festeje o início do verão

Hoje, 22 de dezembro, é dia de solstício, data que marca o início do verão. A Feira dos Agricultores Ecologistas convida os ecologistas que estão em Porto Alegre para levarem suas canecas e brindarem ao novo ciclo do planeta Terra. Infelizmente, estou fora da Capital, mas dou o meu recado.
A Festa do Solstício inicia às 7h30min, com uma roda de chimarrão, que representa uma grande riqueza da terra gaúcha. Uma oficina de artesanato para construir e levar para casa símbolos do verão, como guirlandas de trigo e sempre-vivas, começa às 9h30min. Para entender melhor o que é o solstício e porque ele é tão importante para todo o planeta, os interessados podem ouvir a palestra do físico do Observatório Astronômico da UFGRS, a partir das 10h30min. A nutricionista Herta karp Wiener serve um ponche de frutas, às 11h30min, para aqueles que trazem sua caneca de casa, adotando uma atitude que reduz o consumo de plástico.
A comemoração está presente em todas as bancas que mostram as riquezas da sua região, expondo algumas práticas especiais como os painéis do plantio de arroz, na banca de Juarez Felipi. A ACERT Três Passos exibe a "flor" da bananeira, para os que ainda não a conhecem. Na banca do Bellé, da AECIA, o detaque é para as frutas da mata, como a deliciosa guabiroba. Sucessivamente, cada banca participa do evento com a sua atração peculiar.
Todos estão convidados a vestirem amarelo, laranjado ou vermelho, as cores do verão, para entrar com muita alegria na nova estação do ano e no novo ciclo do movimento aparente do sol no planeta Terra.
Maiores informaçôes com a jornalista Cláudia Dreier (51) 9727-9706 ou com a nutricionista Herta Karp Wiener 3332-6834.