sábado, 3 de maio de 2008

Saber amar

Arthur da Távola

Cuidado com quem ama! Mas cuidado maior com quem sabe amar! Quem perde um amor perde menos do que quem perde alguém que sabe amar.

Saber amar não é depender. Não é ser servil. Não é viver agradando. Não é fazer o que o outro quer. Saber amar é ter as reações certas, de compreensão e crítica. É ocupar todo o seu lugar no espaço, no tempo do sentimento e da emoção do outro.

Saber amar é até saber desistir.

Saber amar é aquela parte que, partindo do amor, procura (até encontrar) a parte do outro que um dia saberá amar. E a encontrando tem paciência, afeto e tolerância. A menos que descubra que ela não merece. Porque saber amar é também ter a coragem das renúncias, bravura raramente presente em quem apenas ama.

A situação é de calamidade no RS





Como tinha relatado em tópico anterior, fiquei preso em casa por causa da ventania e da enxurrada provocada pelo ciclone extra-tropical que chegou ao Rio Grande do Sul na sexta-feira. Aos poucos, fui identificando na grande mídia e nos sites populares o alcance dos estragos. No www.noticiasdobairro.com, a colega jornalista Simone Moro de Souza diz que o bairro Lami, na zona sul de Porto Alegre, amanheceu embaixo d água. Ruas e estradas principais ficaram interrompidas por quedas de árvores e alagamentos. Muitas pessoas não puderam ir trabalhar porque os ônibus não passaram.
Em alguns locais, segundo o site, as pessoas só puderam sair de casa de barco. Foi o caso da Lúcia e de sua sobrinha Mariana que tiveram que ser resgatadas pela lancha do seu vizinho Cláudio. A estrada de acesso ao sítio virou um grande lago e assim a casa, os carros e os animais ficaram ilhados. O marido e o pai da Mariana, seu Arlindo preferiram ficar na casa junto com as cabras para cuidar dos pertences. Lúcia e Mariana foram levadas para casa de parentes em Ipanema.
As fotos acima, captadas por Simone, mostram o quadros de desolação.
E isso acontece em pleno governo do prefeito José Fogaça. Diziam que estes alagamentos privilégio dos 16 anos em que o PT permaneceu no poder em Porto Alegre.

Vamos, vamos Inter!


Os colorados cantam "vamo, vamo Inter", mas eu sinto a obrigação de escrever corretamente. Por isso, dentro de 24 horas, "vamos Inter".
Quero este campeonato gaúcho. E, mesmo com chuva, o Beira-Rio estará lotado, como na foto acima. Eu estarei lá de qualquer jeito.

Que ciclone!

Um ciclone extratropical invadiu o Litoral do Rio Grande do Sul na sexta-feira e provocou ventos superiores a 100 km/h e muita chuvarada. Só saiu de casa quem tinha alguma atividade inadiável. A fúria do fenômeno provocou queda de árvores, de postes, de barrancos e tudo que encontrou pela frente. Casas foram invadidas por árvores e pelas águas, e ruas foram interrompidas por quedas diversas.
A região Leste gaúcha, englobando as praias do Litoral Norte e a Grande Porto Alegre, foi a mais atingida. Acordei por volta das 3 horas da madrugada deste sábado sobressaltado com a ventania que vinha a rua e parecia querer avançar apartamento adentro. A luz tinha sido cortada. Não dormi mais, liguei o rádio de pilha e soube dos estragos em diversos municípios. Somente agora há pouco dei uma volta no Parque da Redenção, um dos dos maiores de Porto Alegre, e notei parte do estrago. Diversas árvores, como a da foto, tinham sido arrancadas do chão. Em outros locais, onde havia residências, as perdas foram maiores. Que este ciclone volte para o oceano...