segunda-feira, 3 de março de 2008

Brasil deve mediar conflito entre Equador e Colômbia

O mundo está preocupado com a crise entre a Colômbia, o Equador e a Venezuela. A ONU já manifestou preocupação, e a OEA está convocando os governantes os dois primeiros países. Também o governo brasileiro garantiu que usará os canais diplomáticos para mediar os problemas políticos gerados após a operação militar colombiana que matou o número dois na hierarquia das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, em território equatoriano, no último final de semana. Segundo o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tentará solucionar a crise.

A ajuda é oportuna porque o clima é pesado e , sabidamente, os Estados Unidos estão apoiando a Colômbia. Não foi à toa que este país invadiu o território colombiano, seguindo o exemplo dos ianques que costumam fazer o mesmo (o Afeganistão e o Iraque são os exemplos mais recentes). Uma guerra neste momento seria desastrosa não apenas para os dois países (três se contarmos a Venezuela, que já tomou partido), mas seus vizinhos, entre os quais o Brasil. É preciso, portanto, reduzir ao máximo a tensão. E o nosso governo deve capitanear uma solução pacífica.

A maior torcida do Rio Grande



Observem atentamente as duas fotos clicadas pelo Alexandre Lops e publicadas no site do Internacional. Elas valem mais do que qualquer pesquisa que tente definir a maior torcida gaúcha. Nos últimos anos, alguns levantamentos têm apontado vantagem para o Porto-Alegrense, mas isso não tem sido visto nos estádios dos dois times e agora neste Gauchão. As fotos são da chegada do Inter no Hotel Obino, em Bagé, na véspera do jogo contra o Guarany e revela a verdadeira paixão do torcedor colorado. O mesmo já acontecera nas viagens do time para jogos em Pelotas, Santa Maria, Ijuí e Santo Ângelo. Uma multidão recebe seus ídolos, mostrando quem é maior e melhor no Rio Grande. Seja na capital ou no interior.

O mau jornalismo na Veja não é mais novidade

“Com a manchete de capa “Já vai tarde” sobre uma foto de perfil contraluz de Fidel Castro, a revista Veja prestou mais um desserviço ao jornalismo brasileiro ao tratar com fúria reacionária o dirigente cubano que deixava o poder após quase meio século e abandonar qualquer tentativa de compreensão do significado do gesto para o futuro da ilha. Enquanto a mídia do mundo todo buscava decifrar o que será de Cuba pós-Fidel, Veja saía com um artigo editorializado, destinado a destruir a imagem do líder e seu significado na história, com juízos definitivos e texto folhetinesco, que se encaixariam bem no boletim dos cubanos exilados em Miami, mas não na maior revista em circulação no país.

É bem verdade que Veja já abriu mão de um jornalismo sério há algum tempo, mas uma edição como essa não deixa de ser reveladora. Não faz muito tempo, a semanal também se dedicou a tentar destruir o mito Che Guevara, destacando, entre outros aspectos menos nobres, que cheirava mal.”

Pena Neto, Direto da Redação
http://www.diretodaredacao.com/site/noticias/index.php?not=3767

Renda dos brasileiros cresceu quase 20% em dois anos

A massa de renda das famílias brasileiras cresceu quase 20% nos últimos dois anos e levou o Brasil a subir no ranking mundial de consumo. Esse número corresponde a um acréscimo de R$ 194 bilhões na soma da renda de todas as famílias no País em relação a 2005, já descontada a inflação. Esse é o resultado de um estudo da consultoria MB Associados, que usou como base os dados mais recentes (2006) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Principal indicador da capacidade de consumo da população, a massa de renda do conjunto das famílias do País chegou a R$ 1,168 trilhão em 2007, estima a MB. Em 2005, era de R$ 975 milhões.
A diferença entre esses dois valores é explicada pela forte recuperação da renda e do emprego. Para este ano, a estimativa é de crescimento de 7,9% na massa de renda, para R$ 1,260 trilhão. Com isso, o aumento entre 2005 e 2008 seria de 29%.
Não foi por acaso que
o Brasil já se tornou um dos maiores mercados de consumo do mundo para vários produtos. Em volume de vendas de automóveis, o País é o oitavo colocado. Com um mercado de 10,7 milhões de computadores em 2007, segundo a consultoria IDC, o Brasil já ocupa o quinto lugar no ranking mundial de PCs. O País é ainda o terceiro maior consumidor de Coca-Cola, também o terceiro de cosméticos no mundo e o quarto de chocolate.

Fonte:
Agência Estado