quarta-feira, 8 de julho de 2009

Diploma: Pimenta protocola a PEC dos Jornalistas com 191 assinaturas

O jornalista e deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou nesta quarta-feira (8 de julho) a Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a necessidade do curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão. A PEC dos Jornalistas, como ficou conhecida no Brasil, recebeu número 386/2009 e foi entregue com 191 assinaturas.


Pimenta (foto de Fabrício Carbonel), que tem participado de manifestações e reuniões com jornalistas, professores e estudantes de Jornalismo, destacou a mobilização que vem ocorrendo em todo o país no sentido de reverter a decisão do STF, que no mês passado, derrubou a exigência do diploma por 8 votos a 1.
“Foi extremamente importante a rápida reação da sociedade, desaprovando o absurdo cometido pela Corte Suprema brasileira, e que abriu precedente para a desregulamentação de outras profissões. No caso do Jornalismo, essa atividade é mais do que a simples prestação de informação ou a emissão de uma opinião pessoal. Ela influencia na decisão dos receptores da informação, por isso não pode ser exercida por pessoas sem aptidão técnica e ética”, afirma Pimenta, em defesa da formação superior no curso de Jornalismo.