quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A luta dos jornalistas gaúchos está na rua







Jornalistas gaúchos foram à rua na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto, em Porto Alegre. O ato, ponto alto da Semana Nacional de Luta em Defesa da Formação e Regulamentação, reuniu dezenas de profissionais, estudantes, professores e dirigentes de entidades de classe. Vestidos de preto ou com a camiseta da campanha, os manifestantes se concentraram na Praça da Matriz a partir das 13h30min, recebendo apoio de parlamentares e populares. Dali, portando faixas e cartazes, acompanhados pelo carro de som do Sindicato dos Bancários, seguiram pela Jerônimo Coelho, Borges de Medeiros, Aureliano de Figueiredo Pinto, Augusto de Carvalho e Otávio Francisco Caruso da Rocha, sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
No trajeto, os jornalistas entregaram panfletos à população, explicando os motivos da passeata. Entre as palavras de ordem, entoadas em coro, destacaram-se 'Diploma na mão é boa informação', 'Diplomado sim, precário não', 'É ou não é piada de salão? Patrão se metendo na nossa profissão' e 'Sou jornalista, com muito orgulho, no coração'.
No TRF, representantes de jornalistas, professores e estudantes foram recebidos pela juíza Sílvia Maria Gonçalves Goraieb, presidente do órgão, que prometeu ser porta-voz das reivindicações da Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, e dos sindicatos, no encontro que terá com o ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Gilmar Mendes, no dia 25 de agosto, em Brasília. Também se dispôs a conversar sobre a questão do diploma com os presidentes dos demais Tribunais Federais.
"Defendo um Jornalismo correto e com responsabilidade social. Para isso, a formação é essencial", disse a magistrada após receber documentos relativos ao processo sobre a regulamentação profissional das mãos do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Maria Rodrigues Nunes.

Mais informações no site do Sindicato:


Fotos de Arfio Mazzei e Roberto Santos