domingo, 16 de agosto de 2009

Orla do Guaíba é de todos e não de alguns privilegiados




Quero a orla do Guaíba disponível para todos os portoalegrenses e não para um punhado de privilegiados. Por isso, votarei NÃO ao projeto do Pontal do Estaleiro, que prevê o erguimento de espigões residenciais à beira de nosso estuário.

Jornalistas gaúchos continuam na luta, apesar de Gilmar Mendes


Foi importante a manifestação de jornalistas gaúchos durante visita do presidente do STF, Gilmar Mendes, a Porto Alegre no sábado, 15 de agosto. Ele viu faixas e banner - um dele, demonizado -, e deu tchauzinho irônico e desrespeitoso. Se acha poderoso, acima de qualquer coisa. Mas nós também somos fortes e vamos em frente.


Ministro que decretou o fim do diploma recebe o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Nunes. Gilmar Mendes ouviu os argumentos, mas manteve posição pela desregulamentação das profissões, que começou com a nossa.
Esta ditadura tem que acabar.

Assim se forja um campeão...


Em todas as conquistas do Internacional, houve momentos de superação e de garra, além do bom futebol. Isso eu vi no colorado ontem, contra o Santo André, no ABC paulista. A vitória por 2 x 1 - a terceira consecutiva - colocou o Inter próximo da liderança. A diferença para o líder Palmeiras caiu para apenas quatro pontos, com um detalhe: o time gaúcho tem dois jogos a menos. Está na vice-liderança isolada do Brasileirão, com 33 pontos, sem contar os jogos deste domingo. O certo é que, na rodada, o Inter não perde seu lugar no G4.
Foi na base do esforço e da impetuosidade que o Inter encarou a partida, disputada em um gramado digno de time de várzea. O Estádio Bruno José Daniel tem grandes espaços sem grama alguma e é pior dos que os gramados onde é disputado o Gauchão. Nas transmissões, locutores, comentaristas e repórteres perguntavam a todo momento como é que a CBF permite a disputa de um jogo de primeira divisão em um campo em tais condições. Aliás, o Estatuto do Torcedor, que tanto exige nas questões de conforto e segurança, não prevê algo para o gramado? Afinal, estes quesitos devem ser oferecidos também aos donos do espetáculo: os jogadores.
Quanto ao jogo, foi difícil usar a técnica. Então, foram necessários esforço e garra, como a do impetuoso garoto Taison, que marcou um golaço e serviu algumas vezes os companheiros de ataque - Alecsandro e Giuliano. Foi expulso por imaturidade, mas merece ser reconhecido. Afinal, o gol de ontem foi o seu 26º da temporada, que o transforma em um principais goleadores da temporada.


Fotos de Alxandre Lops, da Comunicação do Inter

Além dos jogadores, o Inter teve uma entusiasmada torcida em Santo André. Mais de 1,5mil colorados apoiaram a equipe do técnico Tite. Com faixas, bandeiras e até a charanga das torcidas organizadas, os torcedores deram um clima de Beira-Rio ao estádio. Ao som ritmado da charanga, os torcedores cantaram o tempo todo. Só se ouvia a voz dos colorados no Bruno José Daniel. E quando o Inter marcou o gol as arquibancadas tremeram no setor da torcida colorada no estádio.
É assim que se forja um campeão. Tem que passar por todas as dificuldades, por maiores que sejam elas. Agora, temos três desafios pela frente. Ou seja, três paulistas de primeira linha: Corinthians no Beira-Rio (que estará lotado), Palmeiras e Santos fora. Passando por estas "pedreiras", daremos um passo importante em direção ao tão desejado tetracampeonato nacional. Ou penta, não fosse a roubalheira de 2005.
Avante, Inter. Eu acredito!

Gilmar Mendes enfrenta protesto e fala com jornalistas gaúchos sobre o fim do diploma

Pela primeira vez, desde que a exigência de diploma foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 17 de junho, o presidente daquela Corte, ministro Gilmar Mendes, aceitou conversar sobre o tema com uma comissão de jornalistas. Ele esteve ontem (15/8) pela manhã, na Escola Superior da Magistratura, em Porto Alegre, para falar sobre a judicialização da saúde pública. No local, foi recepcionado por um grupo de jornalistas portando faixas e cartazes em favor da profissão e contra a decisão do STF.
Depois de sua palestra, Mendes recebeu a comissão de jornalistas, liderada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Nunes. No encontro, que durou cerca de cinco minutos, Nunes cobrou do ministro a publicação do acórdão com a decisão do STF e que este documento estabeleça critérios mínimos para o exercício da profissão pois, a partir da decisão do STF “qualquer pessoa, sem qualquer formação, pode exercer o jornalismo”.
O presidente do Sindicato ainda citou o desembargador Manoel Álvares que, em recente publicação, afirmou ser constitucional a obrigatoriedade de diploma para o exercício de jornalismo. “Mas a decisão do Supremo contraria isso e também vai contra todos os preceitos que pregam a necessidade da educação para o desenvolvimento do Brasil em todos os segmentos, fazendo com que milhares de estudantes se desestimulem”. Nunes também citou o presidente da OAB, César Britto, que recentemente argumentou que a decisão do STF abre as portas para que o crime organizado utilize uma prerrogativa exclusiva dos jornalistas – preservar o sigilo da fonte – para não prestar depoimento.
Gilmar Mendes ouviu os argumentos e recebeu de Nunes um documento contendo o pleito de todos os jornalistas profissionais brasileiros. Mendes argumentou não ter nada contra a categoria especificamente e voltou a dizer que outras profissões estão na mira da desregulamentação. “O jornalismo foi o primeiro por ter sido provocado pelo Ministério Público Federal”, comentou. O ministro disse que o corporativismo é uma marca do tempo do presidente Getúlio Vargas e que agora a tendência é a da “liberdade das profissões”.
Os jornalistas gaúchos seguem com sua mobilização em defesa da profissão. Amanhã (17/8), às 9h30min, na sede da FAMURS, haverá um café da manhã com parlamentares da bancada gaúcha no Congresso, quando estará na pauta a Frente Parlamentar em Defesa da Profissão.

Marcia Camarano
Jornalista com Diploma
Reg. Prof. 5910

Poema do Amigo Aprendiz

Fernando Pessoa

Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
É por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...