sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fossati caiu! E agora?

O técnico uruguaio Jorge Fossati foi demitido hoje do comando do Internacional. Era esperado, era o que a torcida queria. Ele não conseguiu formar um time e estabelecer um padrão de jogo nos seis meses em que ficou em Porto Alegre. Isso, aqui, é pecado mortal.
Pronto, e agora?
Não vejo no Brasil um treinador capaz de levar o Inter ao título da Libertadores e à recuperação no Brasileirão. Luiz Felipe Scolari, recém saído de seu time atual, seria a solução. Mas dizem que seu projeto é a Copa do Mundo (como comentarista). E tem ainda a questão do salário...
Vamos esperar, com o coração na mão. Queremos ser campeões, com alguém competente.

Uma semana dedicada à Imprensa

A primeira semana de junho é dedicada à Imprensa, nos termos da Lei 11.300, apresentada pelo então deputado estadual João Luiz Vargas e sancionada pelo governador Antonio Brito, em 29 de dezembro de 1998. A iniciativa tem por objetivo proporcionar momentos de reflexão e destacar a importância do papel da imprensa na consolidação dos regimes democráticos em todo o mundo.

Além disso, transcorre em 1º de junho o Dia da Imprensa, data fixada pela Lei 9.831, elaborada pelo deputado federal Nelson Marchezan e que teve a sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 13 de setembro de 1999. O 1º de junho lembra o surgimento, em 1808, do jornal “Correio Braziliense”, editado em Londres por Hipólito José da Costa e que pregava a independência do Brasil do Reino de Portugal.

Em atendimento à legislação, será realizado neste sábado (29 de maio), às 10h30min, no Salão Nobre da ARI, o painel “O Prêmio ARI de Jornalismo – Uma nova visão depois de 50 edições”, reunindo professores, editores e profissionais interessados no tema. A iniciativa é da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

Veja a programação:

Semana Hipolito José da Costa
 
Semana da Imprensa
 
(Lei estadual nº 11.300, de 29.12.1998, apresentada pelo deputado João Luiz Vargas e sancionada pelo governador Antonio Britto)
 
 
01). DATA: 29.05.2010 – sábado – às 10h30min
LOCAL: Salão Nobre da ARI – 8º andar
EVENTO: Painel “O Prêmio ARI de Jornalismo – uma nova visão depois de 50 edições”
PAINELISTAS:
a) ANTONIO HOHLFELDT – Pós-Graduação da PUCRS
b) ANTONIO GOULART – ARI
c) CRISTIANE FINGER – Famecos/PUCRS
d) JAYME COPSTEIN – ARI
e) MÁRIO ROCHA – Fabico/UFRGS
f) ANTONIO VIEIRA DA CUNHA – Coletiva.Net
MODERADOR: JOÃO BATISTA DE MELO FILHO.
 
2) DATA: 29.05.2010 – sábado – às 12h
LOCAL: Bar Social da ARI – 8º andar
EVENTO 1: Encontro dos sábados
EVENTO 2: Programa “CONVERSA DE JORNALISTA”, pela Rádio AM 1080 da UFRGS.
 
3) DATA: 31.05.2010 – segunda-feira – às 10h45min
LOCAL: Estúdios da TV Assembléia  - Canal 16 da NET
EVENTO: Gravação do programa “DEMOCRACIA”, tendo como tema o “DIA DA IMPRENSA” e a figura do Patrono da Imprensa brasileira, Hipólito José da Costa.
 
04) DATA: 01.06.2010 – terça-feira – às 14h30min
COMEMORAÇÃO: DIA DA IMPRENSA
(criado pela Lei federal nº 9831, de 13.09.1999, apresentada pelo deputado Nelson Marchezan, e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso).
LOCAL: Auditório da Famurs
EVENTO: 6º Encontro dos Assessores de Comunicação dos Municípios do Rio Grande do Sul
APRESENTAÇÃO: Manual de Comunicação Estratégica Construindo a Imagem da Administração Municipal.
 
05) DATA: 05.06.2010 – sábado – às 10h30min
LOCAL: Salão Nobre da ARI – 8º andar
EVENTOS: a) Desregulamentação da profissão de jornalista e sua influencia na sociedade brasileira
PAINELISTAS:
a) CELSO AUGUSTO SCHORODER – Vice-Presidente da FENAJ
b) JOSÉ MARIA RODRIGUES NUNES – Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS

HOMENAGENS:
01) PAIXÃO CORTES – folclorista
02) ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES – folclorista
03) LAURO HAGEMANN
04) ANTONIO CARLOS RIBEIRO
05) NINA ALMEIDA
06) WILSON BATISTA SIERRA
07) LAURO SCHIRMER (in memorian)
08) CÉLIA RIBEIRO
09) LUCÍDIO CASTELO BRANCO
10) CLAYR LOBO ROCHEFORT
11) RAPHAEL COPSTEIN
 
06) DATA: 05.06.2010 – sábado – às 12h
LOCAL: Bar Social da ARI – 8º andar
EVENTO 1: Encontro dos sábados
EVENTO 2: Programa “CONVERSA DE JORNALISTA”, pela Rádio AM 1080 da UFRGS
 
Fonte: ARI

Unisinos oferece cursos de jornalismo policial e de atualização em história e economia para jornalistas

Dois novos cursos de extensão voltados para a área da comunicação estão com as inscrições abertas na Unisinos. "Como fazer Jornalismo Policial: riscos, desafios e possibilidades" vai tratar das características e riscos do jornalismo policial, de suas manifestações mais populares até as mais complexas esteticamente (como a obra "A Sangue Frio", de Truman Capote). O texto, a apuração, a captação de imagens e as questões legais envolvidas neste tipo de reportagem são alguns dos temas abordados. Serão apresentados “cases” de coberturas recentes. O curso é aberto a estudantes e profissionais de Jornalismo.
O curso “A História recente da Política e da Economia do Brasil: atualização para profissionais de comunicação” vai enfocar o período recente do país, de 1964 até os dias atuais. Estão no programa os atos institucionais, a luta armada, o Milagre Econômico, a crise dos anos 80, a Constituição de 1988 e o Plano Real, entre outros. As aulas são voltadas especialmente para profissionais de comunicação, destacando os pontos mais importantes do período através de jornais, revistas e anúncios e relacionando-os com o momento atual. O curso é aberto a estudantes e profissionais de Comunicação e público em geral.
Ambos os cursos serão ministrados pela jornalista Clarice Gontarski Speranza (ex-repórter e editora de Zero Hora), mestre e doutoranda em História (Ufrgs), ganhadora de quatro prêmios jornalísticos (três do Movimento de Justiça e Direitos Humanos/RS), e professora substituta na Faculdade de Comunicação/Jornalismo UFRGS entre 2005 e 2007. Mais informações podem ser obtidas no site www.unisinos.br/extensao/comunicacao.

Legislativo promulga lei que exige diploma para jornalista na administração estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), promulgou a lei que prevê a obrigatoriedade de diploma para provimento de cargos de jornalista no âmbito da administração pública estadual direta e indireta. A Lei 13.462, de 24 de maio de 2010, foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25).
O projeto que origem à lei, de autoria do ex-deputado Sandro Boka (PMDB), foi aprovado pela Casa por 44 votos favoráveis e nenhum contrário na sessão plenária do dia 17 de março e vetado pela governadora Yeda Crusius. Na sessão plenária da última terça-feira (18), a Assembleia derrubou o veto da governadora por 35 votos contra 3.
Em relação ao projeto, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, afirmou: "A promulgação da lei é um passo importante, no sentido de buscar novamente o pilar da nossa regulamentação profissional, ou seja, a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. A partir de agora o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul vai procurar todos os órgãos públicos, para solicitar que estes cumpram a lei estabelecida."

Fora Fossatti. Os colorados querem ser felizes.

Pela filosofia do utilitarismo, o que importa é que a felicidade seja concedida para o maior número de pessoas. No caso do Inter, a decisão de demitir Fossatti prejudicaria apenas ele, mas teria como consequencia a felicidade de milhares de colorados. Isso é que importa. Posso não concordar com boa parte desta filosofia, mas pelo atual momento do Inter, a defendo ferrenhamente.