quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A ética do jornalistas

O momento não poderia ser mais propício. Enquanto os indícios de calúnia e difamação prosperam na grande mídia e não é criado o tão esperado Conselho Federal dos Jornalistas, o negócio é debater o o atual Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. De sexta-feira a domingo, delegações de 20 estados se reunião em Vitória (ES) para debater a atualização do atual código. Na abertura do Congresso Nacional Extraordinário haverá a posse da nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Comissão Nacional de Ética, eleitas pelo voto direto da categoria, em processo recentemente encerrado. Outro destaque do evento será a conferência de abertura, com o jornalista colombiano Javier Restrepo, que teve seu horário e local alterados.
O atual Código de Ética dos Jornalistas está em vigor desde 1987. O debate sobre sua atualização vem sendo debatido há três anos e foi intensificado a partir do início o ano passado. O código foi, inclusive, submetido a processo de consulta pública. Uma Comissão Nacional sistematizou as propostas apresentadas, que resultaram na tese guia do evento.
Além da posse das novas diretoria e Comissão de Ética definidas na eleição direta que a Fenaj promoveu de 16 a 18 de julho, no Congresso Nacional Extraordinário haverá, também, uma homenagem ao Vice-presidente da atual Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, José Hipólito de Araújo, que faleceu no início de 2007.
O jornalista colombiano e especialista em ética, Javier Darío Restrepo, estará em Vitória no sábado. Mas a conferência ''Ética e Jornalismo na América Latina'', antes prevista para as 9h, foi transferida para as 14h, no auditório do Hotel Bristol. A mudança se deu porque Restrepo estará vindo de uma outra conferência, em Washington, e sua chegada ao Brasil será no início da manhã de sábado.

Mais informações no site www.fenaj.org.br