terça-feira, 31 de julho de 2007

A verdade camuflada


A cada dia compreendo o que Khalil Gibran (foto do site www.paralerepensar.com.br) pretendeu dizer com a citação abaixo:

"A verdade de outra pessoa não está no que ela te revela, mas naquilo que não pode revelar-te.
Portanto, se quiseres compreendê-la, não escutes o que ela diz, mas antes o que não diz."

As relações humanas são muito difíceis e sempre recheadas de cinismo, hipocrisia....
Ao observarmos o dia-a-dia da política, lermos um jornal ou revista ou assistirmos à programação das grandes emissoras de televisão temos certeza de que a intenção não está expressa apenas nas palavras ditas ou escritas. Mas no que é implícito, camuflado.
Este movimento alcunhado de "Cansei" é a prova cabal do que penso. Entidades, profissionais liberais e empresários usam politicamente o drama de centenas de pessoas - as vítimas do desastrado vôo da TAM e seus familiares - para tentarem alcançar um objetivo. Que não é explícito, que não está anunciado. Mas, conhecendo o que os integrantes do grupo não dizem, sabemos onde eles querem chegar.
Só neste final de semana - passados mais de dez dias do acidente com o vôo 3054 - alguns veículos de comunicação brasileiros começaram a admitir que a causa foi falha humana. Ou seja,
os dados da caixa-preta do Airbus A320, que chegou ontem ao Congresso, apontariam que houve erro do piloto na operação da alavanca de aceleração das turbinas. Algo que jornais da Argentina e dos Estados Unidos já vinham noticiando. Contudo, alguns veículos continuam insistindo em arremeter suas baterias contra o Governo federal, abrindo página com títulos como "Pista criticada por 11 vôos". Não dizem o que pretendem, mas as entrelinhas revelam os propósitos.