segunda-feira, 23 de julho de 2007

Ainda sobre a tragédia do vôo 3054

O que é um gesto obsceno?
Ao invés de fazer mea-culpa e pedir desculpas aos leitores por ter induzido a todos a um erro de julgamento, de ter incitado o povo a pré-julgar, o que faz a grande mídia apátrida e golpista? Mete uma câmera dentro de um gabinete e, sorrateiramente, clandestinamente, "flagra" uma imagem em que um ministro comemora o desmascaramento da mídia. E aí? Aí a mídia apátrida e golpista faz seus leitores esquecerem de que ela os induziu a um erro de julgamento e os fazem julgar o gesto obsceno do ministro. Não seria esse um gesto abjeto e obsceno da mídia, leitor amigo?

Leia mais do publicitário, escritor, diretor e roteirista, Lelê Teles no Technosapiens

Uso político do acidente
As chamas ainda ardiam no local do trágico acidente com o avião da TAM quando jornalistas da grande imprensa e lideranças da oposição, agindo como abutres sobre carniça, vociferavam condenações sumárias ao governo federal a quem apontam como ''culpado'' pelo acidente.

Jornais como a Folha de S. Paulo, telejornais de diversas emissoras e parlamentares da oposição se apressaram a jogar a culpa no governo federal, numa clara e inconveniente tentativa de aproveitar a tragédia para fustigar o presidente Lula, a quem não conseguiram derrotar nas urnas.

A julgar pelo frenesi com que a oposição e a imprensa anti-Lula articulam as acusações, não seria demais dizer que, veladamente, muitos deles estão ''comemorando'' o acidente.

Clique aqui e leia o texto completo de Cláudio Gonzalez. Leia mais AQUI: matéria de Mauro Carrrara no Portal Vermelho.

Clima do RS é ignorado


Está certo de que o Brasil é um País continental. Mas o fato é que autoridades e a mídia deveriam saber que existem climas diferentes de Sul a Norte antes de emitir opinião sobre algumas situações. Quaisquer atividades, competições esportivas e vôos dependem de boas condições climáticas. Certo? Não parece tão cristalino para entidades como a CBF, que organiza o atual campeonato brasileiro. Jogos realizados em Porto Alegre e Caxias do Sul são marcados para 18h10min e 20h (a maioria com chuva e neblina), enquanto as partidas no Nordeste são realizadas às 16h (sob intenso sol). Ninguém consulta o clima.
Pois a tragédia do vôo 3054 evidencia também que a grande mídia esquece que o clima gaúcho no Salgado Filho sempre atrasou muitos vôos durante o inverno por causa das chuvas e dos nevoeiros (como este flagrante da Serra gaúcha na foto). No entanto, com o intuito de atribuir esses atrasos ao propalado caos aéreo, "ignora" o clima. Por isso, é publicado que, no balanço da Infraero, o maior índice de atrasos de mais de uma hora (63,6%), foi registrado no aeroporto de Porto Alegre no domingo. Para ilustrar o tormento dos passageiros, são descritos rostos desolados, filas serpenteadas, falta de cadeiras, crianças dormindo sobre malas, etc... Nada é dito sobre a chuva que caiu forte na capital gaúcha. Ou seja, tudo é causado pela fragilidade do sistema do tráfego aéreo!