quarta-feira, 7 de abril de 2010

Rio de abril causa tristeza e comoção

Triste são a centena de mortes e os mais de mil desabrigados neste temporal do Rio, especialmente nas zonas de risco, onde localiza-se a população mais pobre. Toda vez que acontece fato semelhante os oportunistas de pantão pregão soluções mágicas. Passada a tragédia, tudo fica como está.
Mas também é comovedor ver o Rio de Janeiro lindo, colírios para nossos olhos quando o visitamos, inundado pelas águas, que foram intensas. Mais de 300 milímetros em 24 horas é o dobro de chuva de um mês. Imagens da Lagoa de Freitas transbordando ilustram o que foi o caos. Ao longo do dia de ontem, acompanhei pelos canais fechados e abertos o drama de passoas que ficaram ilhadas em carros, em pontes, em ginásios, em casa, em colégios e em todo o lugar onde estavam quando a tormenta se mostrou intensa.
Fica a torcida para que o Rio se recupere desta enxurrada, a maior em 44 anos.

Agrotóxicos seguem em alta no campo brasileiro

Quando o assunto é agrotóxico, o Brasil desponta nas listas mundiais. Além de liderar o seu uso no campo, o país é o sexto maior importador. Entre 2000 e 2007, por exemplo, a entrada desses produtos aumentou 236% e o consumo segue um ritmo quatro vezes maior que a média mundial.
Os dados estão no Monitoramento do Mercado de Agrotóxicos, documento divulgado esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo as informações, esses números contêm uma série de irregularidades. No ano passado, 606 toneladas e nove milhões de litros de agrotóxicos foram apreendidos. Havia produtos feitos fora dos padrões da Anvisa e alguns com prazo de fabricação vencido. É comum também que as informações da embalagem escondam certos malefícios.
As maiores vítimas, como se sabe, não são as empresas produtoras e tampouco os grandes agricultores. Quem está na mira do veneno são o trabalhador rural e o meio ambiente, que sofre com a contaminação de solo, águas e nos próprios alimentos. O último levantamento da Fiocruz mostrou mais de três mil pessoas intoxicadas, com 23 casos de morte. É dessa agricultura que os atores do agronegócio se orgulham.