domingo, 25 de março de 2012

Manhã outonal


Bom dia, amigos e amigas.
Neste momento, o clima é muito agradável na Porto Alegre aniversariante.
Os termômetros registram 18,1ºC e sopra uma brisa gostosa.
Inclusive, tive que trocar uma regata que vestia por uma camiseta menos cavada. 
Viva o outono!

Uma coisa

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, costuma repetir um professor de sociologia. Sua filosofia aplica-se - e muito - em certos momentos de nossas vidas. Não dá para confundir, por exemplo, recuo para reflexão com fuga de afetos. É impossível comparar momentos de silêncio com crises de solidão. Se fugimos do mundo, fugimos da vida. Uma coisa é viver, outra é sobreviver.

Morreu Chico, ficaram os personagens


Na tarde desta sexta-feira, morreu o humorista Chico Anysio, aos 80 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.O Brasil está menos alegre, está triste. No entanto, morreu o homem genial, ficam os mais de 200 personagens que criou ao longo da sua profícua vida. E ninguém no Brasil, em todos os tempos, teve tantos.
A charge do Chico Caruso, publicada no jornal O Globo, espelha a perda do humorista.

Não vejo


Bateu o desespero na VEJA.
Recebi e-mail, onde eles pedem de cara: "Corra para não perder". Fui ver e eles estão oferecendo assinatura com 50% de desconto. Isso mesmo: pela metade do preço.
Retornei o e-mail, dizendo que não aceitaria a oferta nem que fosse de graça, pois VEJA pratica aquilo que não considero Jornalismo. É um planfleto sobre aquilo que defende. Não há imparcialidade e ética na revista dos Civitas.
Por isso, não VEJO.

Sinais


A colega e amiga Lu Vilella, da Livraria Bamboletras, está anunciando a chegada do livro SINAIS & SÍMBOLOS - GUIA ILUSTRADO DAS ORIGENS E DOS SIGNIFICADOS, de Dorling Kindersley, da Editora Martins Fontes. Pelo comentário dela, a obra promete: "Em Sinais e Símbolos", você decifra os segredos e descobre as origens e significados de mais de 2.000 sinais e símbolos, desde hieróglifos antigos até logotipos modernos. Por que o coração flechado é o símbolo clássico do amor? Quais são as antigas raízes dos símbolos da fertilidade? Por que a balança é um símbolo da justiça? Este livro belo e fascinante explora o sentido por trás das imagens".
Portanto, os gaúchos que quiserem mergulhar neste universo é só comparecer na livraria, que fica no Nova Olaria, na Lima e Silva. É minha vizinha.