sábado, 11 de fevereiro de 2012

Em defesa do diploma: FENAJ e parlamentares buscam aprovação da PEC dos Jornalistas no dia 29 de fevereiro


Reunida em Brasília nos dias 7 e 8 de fevereiro, a Executiva da FENAJ cumpriu extensa agenda de contatos no Congresso Nacional pela aprovação de matérias de interesse dos jornalistas, entre elas a PEC dos Jornalistas, que reinstitui a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo, o PL 1078/11, sobre a federalização de crimes contra jornalistas, e o PL 2960/11, que propõe a instituição do Piso Nacional dos Jornalistas. A FENAJ e a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma trabalham pela votação da PEC dos Jornalistas em 2º turno no Senado no dia 29 de fevereiro.
Leia mais no site da FENAJ: www. fenaj.org.br

Luta pelo piso nacional dos jornalistas será ampliada




 
A Executiva da FENAJ reuniu-se com o deputado federal André Moura (PSC/SE) nesta quarta-feira (08/02) para traçar uma estratégia de luta pela aprovação do Projeto de Lei 2960/11, que propõe a instituição do Piso Nacional dos Jornalistas no valor de R$ 3.270. O autor da proposta já colhe assinaturas pela criação da Frente Parlamentar em defesa do Piso Nacional dos Jornalistas.

Participaram do encontro com o parlamentar os diretores da FENAJ Celso Schröder, Suzana Blass, Guto Camargo, Deborah Lima, Valci Zuculoto e José Carlos Torves. A avaliação consensual foi de que o apensamento do 2960/11 ao PL 3981/08, de autoria do ex-deputado federal Celso Russomanno (PP/SP), que dispõe sobre a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Jornalismo, poderá prejudicar a tramitação da proposta do piso. “Consideramos que não há correlação entre as duas matérias e que o apensamento pode colocar o debate do piso na dependência da evolução do PL dos conselhos”, conta o presidente da FENAJ, Celso Schröder”.

André Moura comprometeu-se a pedir o desapensamento do PL 2960/11. “Nosso objetivo é concentrar todos os esforços para que esses profissionais de comunicação não fiquem à espera da análise de outros temas”, informa o parlamentar. Com a criação da Frente Parlamentar, a FENAJ e o deputado sergipano pretendem desenvolver debates nos estados e no Legislativo Federal, com representação da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), oportunizando a possibilidade do melhoramento da proposta.

Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado André Moura

Só de radinho

O rádio é meu companheiro inseparável, inclusive no campo de futebol. Mas ontem foi torturante. Não pude ir ao Beira-Rio, onde o Inter venceu por 2 a 0 pela Libertadores. Tampouco vi na TV porque a Fox não transmitiu. Mas cumpri uma liturgia, comparecendo a um bar, sonhando que na última hora um canal abrisse o sinal. A possibilidade foi levantada em debates na internet ao longo do dia. Ilusão. Terminei ficando no local, tomando ceva gelada e engolindo nacos de queijo em meio aos gritos do narrador. Mas não tinha imagem. E o sarcástico locutor não parava de anunciar: "Hoje não tem TV. Hoje é só rádio na ...". Mas os canais transmitiam jogos insignificantes e chatos. Quase defendi a volta do monopólio global.