sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Repúdio à morte de sem-terra pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul recebe com pesar a notícia da morte do trabalhador rural sem-terra, Elton Brum da Silva, ocorrida hoje (21 de agosto) pela manhã, em São Gabriel. Ele foi morto com um tiro disparado por policiais da Brigada Militar.
Para a entidade, a morte deste brasileiro é inaceitável e resulta da intransigência do governo do Estado, que encara protestos como crime, ocasionando agressões constantes a quem participa de manifestações, desconsiderando que elas são inerentes à democracia e asseguradas na Constituição Brasileira.
A entidade espera que o fato seja apurado com a maior brevidade e rigor, com a responsabilização dos envolvidos.

Abrace o Guaíba


Portoalegrense, no domingo, diga NÃO ao projeto de espigões na orla do Guaíba. Nosso lago é para todos e não para uma pequena elite. Portanto, NÃO ao Pontal do Estaleiro. E, depois de votar, vá para o Gasômetro, onde haverá um abraço ao Guaíba, com o objetivo de mostrarmos que não queremos também a construção de prédios comerciais lá. Sim, porque o plebiscito é em relação aos espigões residenciais. Os comerciais já foram aprovados na surdina, fruto de um conluio do prefeitura com sua base na Câmara municipal.
Afinal, todos estão lembrados que os pobres foram retirados da Vila Cai-Cai pela prefeitura com o argumento de que a orla - área de preservação ambiental - não pode ser ocupada por moradias.